SRS Uberlândia realizou evento para o Enfrentamento da Microcefalia na região

Imagem

A Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia realizou na manhã desta segunda feira, 11 de janeiro, uma capacitação onde foram repassadas aos 18 municípios que fazem parte da regional as orientações sobre a Sala Nacional de Coordenação e Controle para o Enfrentamento da Microcefalia.

A reunião, que teve como público prioritário os Gestores Municipais de Saúde, os coordenadores de Atenção Primária, Epidemiologia, Vigilância em Saúde, Zoonoses/Controle da Dengue além dos representantes da Urgência e Emergência/coordenadores de Rede.

Objetivo

Considerando que a “alteração do padrão epidemiológico de ocorrências de microcefalias configura uma potencial Emergência de Saúde Pública Internacional, a situação demanda o emprego urgente de medidas de prevenção, controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde pública” e diante do número de casos registrados das doenças Dengue, Febre do Chikungunya e Zica e em face das sérias complicações que essas epidemias causam à população, torna-se importante a instalação das  Salas para gerenciar e monitorar a  intensificação da ações de mobilização e controle vetorial do mosquito  nos Municípios e Estados, com o reconhecimento precoce das novas áreas com transmissão visando minimizar o impacto dessas doenças na população.

Salas como estas já estão sendo criadas em todos os Estados brasileiros. Elas são formadas pelos Ministérios da Integração Nacional, Saúde, Defesa, Educação e Desenvolvimento Social e Combate à Fome, pela Casa Civil e Secretaria de Governo da Presidência da República, em parceria com os governos estaduais e municipais.

Ações

As ações integradas serão realizadas sobre a orientação das Salas de Coordenação e Controle para:

– Intensificar a campanha de combate ao mosquito de dezembro de 2015 a junho de 2016;

– Inspecionar todos os domicílios e instalações públicas e privadas urbanas até 31 de janeiro de 2016, por meio de força-tarefa com participação de agentes de combate a endemias, agentes comunitários de saúde, forças armadas, defesa civil, bombeiros e policiais militares;

– Realizar inspeções mensais até fevereiro e bimestrais, de março a junho de 2016, por meio de força-tarefa.

Na opinião do Superintendente Regional de Saúde de Uberlândia, Almir Fontes, a reunião serviu principalmente para alinhar as ações entre as instituições de saúde. “É extremamente importante este alinhamento para que os resultados da intensificação destas ações de combate ao vetor possam minimizar os agravos de saúde para a população”, destacou Fontes.

Para Elton Gomes Aguiar, coordenador de Epidemiologias de Monte Carmelo, as informações discutidas para o enfrentamento da Dengue, Zica vírus e Chikungunya é de grande relevância. “Para que possamos sanar todos os problemas relacionados a estas doenças, minimizando os focos municipais, é necessário que esta força tarefa seja bem atuante e  com grande parcela de ajuda das instituições  e de toda sociedade”, afirmou o coordenador.

E o coordenador de Estratégia da Saúde da Família do município de Prata, Claudimar Vilela de Jesus, destacou a importância da reunião. “Foram importantes as informações sobre as diferenças das três doenças ocasionadas pelo mosquito e no momento as melhores ações e estratégias para combatê-lo”, resumiu Jesus.

Autor: Cássio Machado

Rolar para cima