SRS Uberaba acompanha Conferências Municipais de Saúde da região

Imagem

Ao longo dos últimos dois meses e, especialmente na última semana, os municípios da Superintendência Regional de Saúde de Uberaba (SRS) estão promovendo suas Conferências Municipais de Saúde, com a temática Saúde Pública de Qualidade para cuidar bem das pessoas. Direito do povo brasileiro e a equipe da SRS Uberaba tem acompanhado as discussões nos municípios, apresentando as novas diretrizes de atenção e cuidado à saúde em Minas Gerais.

Na última quinta feira (09/07), o município de Itapagipe realizou sua plenária no auditório da Câmara Municipal de Vereadores e, de acordo com a Secretária Municipal de Saúde, Dilma Nunes, “é muito importante este momento democrático, onde as pessoas têm a oportunidade de expor seus anseios em relação à saúde pública. Aqui, abordamos temas relevantes não só em nível municipal, mas também regional, e discutimos ações conjuntas para que tenhamos uma saúde mais eficaz.” Já o presidente do conselho municipal de saúde, Alacir Correa Júnior, destaca que “as conferências e plenárias têm, sobretudo, o papel de fortalecer o controle social no SUS”.

 

Ainda, na última quinta-feira (09/07), foram realizadas as conferências municipais de Campo Florido e Conceição das Alagoas, nas quais participaram o representante do Conselho Estadual de Saúde, Jurandir Ferreira. Segundo ele, que vem acompanhando as conferências em todo o estado, “neste momento as pessoas querem conhecer melhor SUS, pois começam a reconhecer sua importância e o direito de ser bem atendidas. A legislação fez grandes avanços no que tangee aos direitos dos usuários, porém esses, não acompanharam de perto esses avanços e, consequentemente, não usufruem deles. No caso de Conceição das Alagoas, a cidade cresceu muito, mas ainda necessita de participação mais ativa dos usuários para cobrar as melhorias de que necessitam”, completou.

Em Ibiá, a conferência foi realizada na última sexta-feira (10/07) e contou com palestra do Superintendente da SRS Uberaba, Ivan José da Silva, e do coordenador regional de atenção primária, Reginaldo Sakamoto. “A atenção primária tem que ser o foco das conferências de saúde, pois a promoção e a prevenção vêm se tornando cada vez mais importantes, devido aos problemas de financiamento pelos quais o país vem passando. O tratamento curativo é muito mais oneroso e gera muito mais prejuízos ao paciente”, afirma Sakamoto.

Ainda na sexta-feira, foi realizada a Conferência de Saúde de Pirajuba e a abertura da Conferência de Araxá, que aconteceu no sábado (11/07). O Superintendente, Ivan, participou de roda de conversa junto a aos representantes do Conselho Nacional de Saúde, Eni e Adriana Carajá, do presidente do Conselho Municipal de Saúde de Araxá, Elias Pedro Vieira e da coordenadora municipal de Vigilância Sanitária, Telma de Mambro.

A secretária municipal de saúde de Araxá, Lídia Jordão, acredita que “o espaço das conferências municipais de saúde é privilegiado para a democracia e a construção de políticas públicas de qualidade, pois é lá que o povo se manifesta a respeito do que quer. Por meio das conferência, o gestor afirma seu compromisso com a comunidade, para os necessários avanços na saúde”. Já nesta segunda-feira (13/07) acontece a Conferência Municipal de Saúde de Perdizes, enquanto que na próxima quarta-feira (15/07), acontecerá em Delta e no dia 21/07, em Tapira.

Autor: Sara Braga

Rolar para cima