SRS Teófilo Otoni promove I Seminário de Regulação do Acesso à Saúde para gestores municipais e profissionais da macro Nordeste


Evento reuniu representantes dos 57 municípios para debater estratégias de melhoria do acesso aos serviços de saúde na região

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Teófilo Otoni e da Gerência Regional de Saúde (GRS) de Pedra Azul, realizou, nesta quinta-feira (22/5), o I Seminário Macro Nordeste de Regulação do Acesso. O evento foi realizado em Teófilo Otoni e teve como tema “Os desafios da macro Nordeste”. O encontro reuniu representantes dos 57 municípios da macrorregião de Saúde para alinhar estratégias de regulação e ampliar o acesso da população aos serviços de saúde.

Por apresentar características específicas, a macro Nordeste demanda uma abordagem personalizada para a regulação do acesso, considerando sua extensão territorial e particularidades. A gestão em um território tão diverso requer capacitação contínua dos profissionais, alinhamento de fluxos assistenciais e definição clara de competências entre os diferentes atores que integram a rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A mesa de abertura foi composta pelo subsecretário de Acesso aos Serviços de Saúde da SES-MG, Renan Guimarães de Oliveira; pelo subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Prado de Miranda; pelo superintendente Regional de Saúde de Teófilo Otoni, Leonardo Figueiredo Santos; pelo gerente Regional de Saúde de Pedra Azul, Marcelo Barbosa Alves; pelo presidente do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems) Regional de Teófilo Otoni, Ricardo Almeida Viana; pela representante do Cosems Regional de Pedra Azul, Emmanuela Moreira de Aguiar; pelo gestor municipal de Saúde de Teófilo Otoni, Cícero Marcelo Saraiva Santana; e pela presidente do Conselho Municipal de Saúde de Teófilo Otoni, Isabel Cristina Barroso.

Marcelo Alves, Leonardo Santos, Lúcia de Assis, David de Jesus, Renan Oliveira e Luiz Fernando Miranda
participam do I Seminário Macro Nordeste de Regulação do Acesso – 2025

Como anfitrião, o superintendente Leonardo Santos ressaltou na abertura do evento a expectativa em relação ao encontro. “Esperamos que este seminário gere soluções concretas para melhorar o acesso e a assistência à nossa população”.

O subsecretário de Regionalização da SES-MG, Luiz Fernando Prado de Miranda, enfatizou que a presença maciça de gestores municipais, prestadores, controle social e Legislativo mostra que a regulação só faz sentido quando construída a muitas mãos. “Estamos às vésperas de receber o maior Hospital Regional de Minas Gerais, um divisor de águas que precisará estar integrado a uma rede bem pactuada e com protocolos claros”, disse.

Em seguida, o subsecretário de Acesso aos Serviços de Saúde da SES-MG, Renan Guimarães de Oliveira, destacou que a expansão da rede só se traduz em benefício real quando acompanhada de fluxos bem definidos e de uma regulação eficiente. “Abrir novos serviços não resolve o problema se não houver protocolos claros e regulação eficaz. Precisamos definir, neste momento, como o Hospital Regional será operacionalizado para garantir acesso equânime a todos os usuários”.

Durante todo o dia, foram discutidos temas fundamentais, como o Plano Diretor de Regionalização (PDR) e sua interface com o acesso aos serviços de saúde; a regulação de leitos na urgência e o papel dos Núcleos Internos de Regulação (NIR); a Rede de Urgência e Emergência (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu 192 –  e Unidade de Pronto Atendimento – UPA – 24 h); e as diretrizes para supervisão de leitos hospitalares.

O seminário contou com a participação de cerca de 200 profissionais da saúde, entre gestores municipais, técnicos das secretarias municipais, médicos da rede hospitalar, coordenadores do Núcleo Interno de Regulação (NIR), reguladores da Central Regional de Regulação Assistencial (CRRA) Nordeste/Jequitinhonha, coordenadores do Samu 192 e de UPAs 24h, representantes dos Cosems regionais e técnicos da SRS Teófilo Otoni e da GRS Pedra Azul.

I Seminário de Regulação do Acesso à Saúde realizado para gestores municipais e profissionais da macro Nordeste

Para David Mello de Jesus, coordenador de Acesso a Serviços de Saúde da SRS Teófilo Otoni, o resultado foi positivo. “O evento foi extremamente produtivo, pois provocou gestores, hospitais, prestadores e equipes técnicas a melhorar fluxos, processos de trabalho e regulação assistencial, deixando claro o papel de cada ator na jornada do paciente. Nosso sentimento é de dever cumprido”.

O seminário evidenciou a importância da colaboração e integração entre os diferentes níveis de gestão e instituições para o fortalecimento do SUS na região. O diálogo e a construção conjunta de soluções foram reconhecidos como fundamentais para superar os desafios de saúde na macro Nordeste.


Por: Ricardo Maciel – Fotos: Alerrandro Rangel Lopes Sena

Rolar para cima