SRS Pouso Alegre promove Encontro Gerencial das Vigilâncias Sanitárias

Créditos: Otávio Coutinho

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Pouso Alegre promoveu, na última quinta-feira, 15 de junho, um Encontro Gerencial das Vigilâncias Sanitárias. O objetivo é a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e indicadores do Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária (PDVISA). Durante a reunião foram abordadas as ferramentas para implantação e execução das ações do Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária.

“O Encontro é o momento para conversas, debates entre os Gestores e Coordenadores das Vigilâncias Sanitárias Municipais para alinhamento das ações visando a melhoria da qualidade dos processos de trabalho e dos indicadores referente ao Programa de Descentralização da Vigilância Sanitária”, destacou a coordenadora do Núcleo de Vigilância Sanitária (Nuvisa) da SRS Pouso Alegre, Lizziane Felizardo dos Santos.

Na mesma linha, a referência técnica da área de medicamentos e congêneres da SRS, Ana Carolina Alvarenga Faria de Melo, enfatizou a importância do Encontro: “É de extrema importância o Encontro Gerencial das VISAS para avaliarmos os resultados das ações executadas, identificar as falhas, revisar e ajustar as ações necessárias para melhoria dos resultados, o que impacta diretamente na qualidade dos bens e serviços ofertados à população”.

Ainda durante o Encontro, a coordenadora da Vigilância Sanitária do município de Maria da Fé, Daniele Cristina Braz dos Santos Pinto, apresentou sua experiência na organização do processo de trabalho e execução das ações para o alcance de 100% em todos os indicadores do PDVISA.

Segundo dados referentes ao monitoramento do PDVISA realizado em 2023, referente ao ano de 2022, dos municípios da SRS, 100% possuem cadastro das fontes de abastecimento de água, 83% realizaram o monitoramento de coliformes totais da água para consumo humano, 79% realizaram capacitação dos técnicos para atuação em Vigilância Sanitária, 72% possuem cadastro atualizado dos estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário, 57% promoveram ação educativa para população e setor regulado, 50% dos municípios que possuem acima de 100 mil habitantes realizam a avaliação de projetos arquitetônicos de estabelecimentos sujeitos ao controle sanitário, 49% realizam análise mensal de cloro residual na água para consumo humano e 42 % possuem a formalização da junta de julgamento de Processos Administrativos Sanitários.

Autor: Otávio Coutinho

Rolar para cima