A Superintendência Regional de Saúde(SRS) de Pouso Alegre esteve presente na última sexta, 7/7, por meio da superintendente Adriana Aparecida Silva Ferreira e do coordenador de Assistência Farmacêutica, Lucas Botazini, em solenidade de inauguração da reforma e reestruturação da clínica médica médica do Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza (HFCMST) em Paraisópolis .O HFCMST integra a Política Hospitalar Estadual Valora Minas no módulo Hospital de Plataforma de Apoio a Rede de Urgência/Emergência e Transição, cujo objetivo é o atendimento de urgência/emergência nas 24 horas e promover assistência em cuidados paliativos, crônicos e reabilitação, respectivamente.
Adriana enfatizou a importância do serviço para a população e para os profissionais: “Ver a primeira etapa dessa obra concluída traz uma alegria muito grande. Acompanhar a evolução do serviço, suas melhorias estruturais, proporcionando uma ambiência de qualidade para atendimento da população, assim como para a atuação dos profissionais, agrega uma entrega de valor para toda a sociedade de Paraisópolis e municípios circunvizinhos. Parabéns a todos os envolvidos neste processo”, disse a superintendente.
“Paraisópolis inaugura uma etapa da reforma e ampliação do Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza. A reforma desses 26 leitos representa o início de uma grande reforma e ampliação de nosso hospital, e já nos traz muitos benefícios com uma oferta aos cidadãos de um ambiente ampliado, modernizado, com mais comodidade, acessibilidade e conforto. Todos são merecedores dessa reforma, pois só vem oferecer uma saúde de qualidade para aqueles que aqui chegarem. Com esses leitos atendendo no mínimo 60% SUS poderemos realizar internações e cirurgias de baixa complexidade o que contribui para reforçar o papel desse tipo de hospital em municípios menores, além de manter o munícipe próximo de sua família, oferece a vantagem de desafogar os hospitais de maior porte que se localizam em centros urbanos maiores” reforçou a secretária municipal de Saúde de Paraisópolis,Josy Maria Cabral Ribeiro.
O engenheiro, responsável técnico principal pela obra, Davi Lucas Duarte, falou do desafio de ter participado da reforma e da ampliação do estabelecimento. “Foi desafiador participar de uma obra de reforma e modernização tão complexa como do HFCMST, pois trata-se de um prédio centenário, porém ver tudo tão moderno e pronto para atender a população de toda região é gratificante demais”, concluiu Davi.
História
O Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza foi inaugurado em 15/10/1876, pelo missionário Frei Caetano de Messina.
O prédio ja foi utilizado para outras finalidades, até que em 1918 houve sua reinauguração após ter sido reconstruída com enfermarias, corredores e salas de operações, sendo administrada pelas Irmãs da Providência.Em 1948 acontece a demolição das paredes de pau a pique para melhorias estruturais e construção do segundo andar e demais dependências e recebeu então o nome de Hospital Frei Caetano e Maternidade Santa Tereza.
Em 1983, foi criado o Pronto Socorro para atendimento 24 horas da população,passando por várias reformas com incentivo financeiro do Executivo Municipal. Nos últimos 20 anos o Hospital Frei Caetano passou por diversas alterações estruturais como reforma da área externa, pintura de todo prédio, ampliação de sala de espera do ambulatório, revitalização da fachada, reforma de todo telhado, entre outros trabalhos. No início de 2022, o HFCMST obteve a aprovação do projeto arquitetônico de reforma, reestruturação e ampliação de todo o hospital, sendo a reforma e reestruturação da clínica médica a primeira etapa deste projeto.
Registraram presença no evento o Deputado Estadual Dr. Maurício Lemes de Carvalho, o Assessor do Deputado Federal Luiz Fernando Faria, ex-prefeito de Itajubá e assessor do Senador Rodrigo Pacheco,Rodrigo Riera,o prefeito de Paraisópolis, Éverton de Assis Ferreira, prefeito de Consolação, Rogilson Aparecido Marques Nogueira, prefeito de Gonçalves,Márcio Donizetti, vice-prefeita e gestora de Sapucaí-Mirim, Viviane Viana Silva, prefeito e vice-prefeito de São José do Alegre, Paulo Sérgio da Silva e José Adriano Pereira dos Reis, respectivamente , gestores municipais de saúde entre outros.
Autor: Otávio Coutinho