SRS Ponte Nova reforça importância de estratégias para aumento da cobertura vacinal contra a covid-19

18-02-22-SRS-PonteNova

Após análise das coberturas vacinais contra a covid-19 em todos os municípios de sua área de abrangência, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Ponte Nova, por meio do setor de Imunização do Núcleo de Vigilância Epidemiológica (Nuvepi), tem proposto, por meio de capacitações on-line e presenciais em salas de vacina, estratégias para alcance do percentual preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), que é de 90%. Chama a atenção, conforme dados do Vacinômetro (coronavirus.saude.mg.gov.br/vacinometro) de 17/02/2022, a cobertura de D2 e Dose Única no território, que está em 85,81%. Já as doses de reforço alcançam 42,88% do público alvo.

De acordo com a referência técnica em Imunização do Nuvepi, Thiany Silva Oliveira, atingir as coberturas recomendadas é uma estratégia indispensável na pandemia para redução da mortalidade, das internações e, consequentemente, da circulação viral. “Para tanto, os municípios precisam realizar busca ativa para identificação de pessoas faltosas, além de orientar aqueles que não querem se vacinar. Soma-se a isso a necessidade de melhorar o acesso da população, pois sabemos que a vacinação ocorre, muitas vezes, em turnos de trabalho ou de estudo. Assim, deve-se disponibilizar horários alternativos e flexíveis, bem como a oferta de maior quantidade de pontos de vacinação, incluindo ações extramuro, ou seja, fora das salas de vacina”, salientou.  

 

Sobre a vacinação pediátrica na faixa de 5 a 11 anos, com cobertura atual de 32,16%, a equipe técnica do Nuvepi tem enfatizado junto aos municípios a importância das medidas de orientação aos pais e responsáveis sobre a segurança da vacinação desse público e os riscos existentes caso não seja realizada. “É fundamental, mais uma vez, que o acesso seja facilitado. Recomenda-se que os municípios façam busca ativa de crianças por meio das escolas e das Secretarias Municipais de Assistência Social, por exemplo”, destacou Thiany.

 

Estratégia Municipais

Em reuniões realizadas com os municípios a equipe regional discutiu estratégias de sensibilização e incentivo à vacinação de crianças. O município de Canaã, por exemplo, tem ofertado um ambiente acolhedor para as crianças, com uso de balões, certificados de coragem e personagens do universo infantil, como os heróis das histórias em quadrinhos. “Atividades lúdicas podem auxiliar na redução do estresse da vacinação e minimizar a dor durante a aplicação, favorecendo o conforto e a prática respeitosa e amorosa nos atendimentos”, explicou Thiany Oliveira.

 

Capacitações

Ao longo do mês de fevereiro e nos meses seguintes, o setor de Imunização da SRS Ponte Nova vai ofertar uma formação continuada para os profissionais municipais que atuam em salas de vacina. As capacitações estão ocorrendo por municípios para que as discussões levem em conta as especificidades locais. A proposta visa propiciar autonomia para tomada de decisão no âmbito do Programa Nacional de Imunização (PNI) e abrange os seguintes conteúdos: rede de frio, organização da sala de vacina, calendário vacinal, instruções normativas, sistemas de informação, discussão de casos, proposição de condutas, entre outros.

Autor: Tarsis Murad

Rolar para cima