Mobilizar pessoas não é uma tarefa fácil. Por esse motivo, a criação e a efetivação do Núcleo Municipal de Mobilização Social torna-se essencial para envolver a sociedade civil no combate ao mosquito transmissor da dengue. O Poder Público sozinho não consegue erradicar os focos Aedes aegypti. O Núcleo tem como função principal planejar e articular as estratégias de mobilização social de combate à dengue.
A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Patos de Minas tem sob sua jurisdição 21 municípios. Em 2013, todos eles mantiveram atuantes seus respectivos Núcleos Municipais de Mobilização Social em Dengue. O superintendente regional de saúde de Patos de Minas, Lindomar Marques Babilônia, destaca a importância da mobilização social. “Todos os anos a SRS Patos de Minas promove capacitações sobre Mobilização Social, voltadas para as referências das Secretarias Municipais de Saúde (SMS). Dessa forma, os gestores municipais são estimuladas a trabalhar com a sociedade civil as formas de prevenção da dengue, e consequentemente, informam as ações desenvolvidas para a Secretaria de Estado de Saúde”.
Diversas ações foram desenvolvidas na região, como os mutirões de limpeza, blitz, passeatas, caminhadas, passeios ciclísticos, carreatas, trabalhos escolares, palestras em empresas e igrejas, troca de inservíveis por material escolar e espaço dengue em eventos locais, promovendo dessa forma a integração com diversos setores da sociedade, poder público e imprensa.
Dengue
Até o momento foram notificados 397.006 casos de dengue em Minas Gerais, destes, 205.039 foram confirmados. Em 2013 existem 94 óbitos confirmados em Minas Gerais, sendo um em Patos de Minas. A mobilização social no combate à dengue se faz necessária para evitar casos de dengue, e principalmente os óbitos pela doença.
Autor: Lílian Cunha