SRS Passos e Uemg realizam webinário sobre saúde mental

Tela do seminário virtual, no alto, Aline Silva, Vivian Lemos e Camila Corrêa - Foto: Ascom/SRS Passos

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos, em parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (Uemg) – campus de Passos, realizou um seminário virtual sobre a saúde mental e fatores que levam à violência autoprovocada e ao suicídio. Denominado “Webinário: Promoção de Saúde Mental e Prevenção da Violência Autoprovocada na Atenção Primária à Saúde”, o evento, realizado em 15 de dezembro, foi destinado a profissionais e coordenadores da atenção primária à saúde (APS)e secretários municipais de saúde dos municípios de abrangência da SRS Passos.

O seminário teve como palestrante a enfermeira Camila Corrêa Matias Pereira. O evento foi aberto pela coordenadora de Atenção à Saúde (CAS) da SRS Passos, Vivian Castro Lemos, e também teve apresentação da enfermeira e professora da Uemg, Aline da Conceição Silva.

Camila Corrêa apresentou um panorama do suicídio no Brasil, que tem uma média de 38 mortes por dia, sendo o oitavo país do mundo em número de casos, segundo dados da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) apresentados por ela, além das tentativas e violências interpessoais autoprovocadas. Camila abordou também os canais de apoio e as medidas de posvenção, que são os cuidados e intervenções na assistência aos sobreviventes ou às pessoas enlutadas pelo suicídio.

 

Parceria

De acordo com Vivian Lemos, o webinário foi o marco de uma parceria que será iniciada entre a SRS Passos e a Uemg em 2023. A ideia é oferecer um curso de capacitação em prevenção da violência autoprovocada, voltado para profissionais da APS dos 27 municípios da que fazem parte da Superintendência Regional de Saúde de Passos. “Será em formato híbrido – ensino à distância e presencial”, disse. “A interface entre APS e saúde mental está cada dia mais estreita, exigindo dos profissionais olhares atentos e estratégias educativas, além de cuidados voltados para essas necessidades”, acrescentou Vivian.

“Nossa expectativa é que essa parceria entre a SRS Passos e a Uemg Passos seja capaz de potencializar as ações de saúde mental na APS, oportunizar o acesso dos cidadãos aos serviços e na produção do cuidado em saúde às pessoas com sofrimento mental”, disse a superintendente da SRS Passos, Kátia Rita Gonçalves.

Com atuação nas áreas de prevenção da violência autoprovocada, capacitação de recursos humanos em saúde, entre outras da saúde mental, Aline Silva falou sobre o “I Curso de Capacitação para Assistência e Prevenção da Violência Autoprovocada”, que será oferecido em parceria com a SRS Passos a partir de fevereiro. O curso tem como público-alvo os profissionais da APS dos municípios da região, que trabalham no primeiro nível de atenção da rede de saúde. “A ausência de capacitação profissional e a fragilização da notificação dos casos têm impactos importantes no conhecimento do fenômeno no país, na assistência profissional em saúde e na formulação de políticas públicas para a prevenção da violência autoprovocada”, disse Aline.

Autor: Enio Modesto

Rolar para cima