SRS Passos apresenta trabalho em websimpósio da UFMG e SES-MG

Divulgação

A Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Passos participou do websimpósio “Acompanhamento de Usuários Após Infecção por Covid-19 na APS: Principais Desafios” – evento organizado em parceria entre a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizado no canal do Núcleo Telessaúde/UFMG. A participação da SRS Passos se realizou por meio da referência técnica de Atenção Primária à Saúde (APS), da Coordenação de Atenção à Saúde (CAS).

A referência técnica em APS da CAS/SRS Passos, Gilmar Antonio Batista Machado, apresentou o trabalho intitulado “O Monitoramento de Contatos e a Estratificação Municipal: Instrumentos para o Apoio Institucional”, que mostra como a Atenção Primária da SRS Passos lidou com a pandemia da covid-19 desde seu início e desenvolveu meios para auxiliar os municípios em suas ações de prevenção e combate à doença.

Segundo Gilmar Machado, a experiência é fruto do envolvimento de toda a equipe da Atenção Primária à Saúde da CAS/SRS Passos para o desenvolvimento de instrumentos que pudessem ajudar os municípios a enfrentarem a pandemia da covid-19.

“A partir da percepção da necessidade (dos municípios) no início da pandemia, a gente desenvolveu um instrumento de monitoramento de casos, que, desde maio de 2020, realizamos com apoio da equipe de APS”, disse.

“Concomitante a isso, nós desenvolvemos outras estratégias, como o formulário de levantamento da situação dos municípios, o instrumento de estratificação municipal, para priorizar essas ações. E esse conjunto de ações tem auxiliado a gente na tomada de decisões em relação à covid-19”, acrescentou.
No fim da apresentação, Gilmar Machado falou das conquistas que as iniciativas da APS trouxeram em nível regional. Uma delas é a “cultura do monitoramento pela APS em alguns municípios”; outras: “revisão de rumos no decorrer do processo”, “qualificação no monitoramento dos casos e contatos” e “cultura do monitoramento na SRS Passos”.

A participação da referência em APS da SRS Passos ocorreu no segundo dia do websimpósio. O evento, que terá um terceiro dia (16/9), teve também as apresentações da médica infectologista Tânia Marcial, referência técnica na Secretaria Municipal de Saúde de Contagem, e da nutricionista Juliana Amorim Prosdocimi de Lima, referência técnica na Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS)/SES-MG. O evento teve como moderadora Gabriela Barros.

 

Autor: Enio Modesto

Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.