No dia 20/8, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, promoveu o 1º Encontro Regional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES). O evento reuniu referências técnicas municipais em GTES, membros da Comissão Permanente de Integração Ensino-Serviço (CIES Regional), além de trabalhadores e trabalhadoras do SUS.
O encontro, que integra o Programa Valoriza GTES e o PEGTES – Plano Estadual de Gestão no trabalho e educação na saúde, teve como objetivo fortalecer a integração entre ensino e serviço, estreitar os vínculos entre as referências, consolidar a CIES Regional como espaço de diálogo e construção coletiva, e ampliar a efetividade na implantação do PEGTES e do Plano Macrorregional, estimulando uma rede colaborativa capaz de desenvolver soluções para os desafios do território.
Egiane Natália, referência técnica da SRS Governador Valadares em GTES e organizadora do evento, explicou as expectativas. “Buscamos fortalecer os vínculos; alinhar conceitos sobre EPS e Gestão do Trabalho; pactuar as atribuições das referências técnicas municipais em GTES; institucionalizar PEGTES; estimular a atuação ativa e qualificada da CIES Regional como instância consultiva e estratégica; e definir estratégias conjuntas para orientar os próximos passos do plano”.
Durante o encontro, os presentes participaram de uma oficina dividida em três grupos, conduzidos por facilitadores, na qual discutiram conceitos e práticas de Educação Permanente em Saúde, gestão do trabalho, participação dos profissionais nas decisões e experiências de ações de EPS em seus municípios, abordando metodologias, objetivos e desafios do cotidiano.
Micael Alves dos Santos, enfermeiro e referência técnica em GTES da Secretaria Municipal de Saúde de Governador Valadares, ressaltou que o encontro foi “um momento de diálogo e diagnóstico, que permitiu compreender como estão ocorrendo as ações de educação permanente e a gestão do trabalho nos municípios”. Segundo ele, trata-se de “um espaço de escuta e troca que vai contribuir muito para o desenvolvimento do PEGTES”.
Para Wesley Oliveira, membro da CIES Regional, o 1º Encontro de GTES marca um novo momento para a educação na saúde. “Ouvir os anseios e dificuldades dos municípios é o primeiro passo para mobilizar e conscientizar as gestões sobre a importância do tema”, afirmou.
Carla Carvalho, enfermeira, coordenadora da Atenção Primária e referência técnica em GTES, disse que o evento “ foi fundamental para estruturar de forma mais eficiente a gestão do trabalho e a educação permanente dos profissionais”. Segundo ela, “contar com um projeto bem organizado permite documentar as ações, orientar toda a equipe e tornar os processos mais eficazes”.
Programa Valoriza GTES e PEGTES
O Programa Valoriza GTES visa fortalecer a gestão do trabalho e a educação na saúde, promovendo melhores condições de trabalho e desenvolvimento dos profissionais. O PEGTES – Plano Estadual de Gestão no trabalho e educação na saúde, orienta ações na área, definindo diretrizes e estratégias para estados, regiões e municípios atuarem de forma integrada. Juntos, ambos contribuem para qualificar os profissionais e aprimorar a organização do trabalho no SUS.
Por: Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Foto: Geovana Ferreira