Na quarta-feira, 27/8, a Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Governador Valadares, realizou uma capacitação voltada para o município de Coroaci. O encontro ocorreu na sala de reuniões da SRS, e foi organizado pela equipe da Coordenação de Acesso a Serviços de Saúde (CASES).
Os principais temas discutidos foram: E-SUS – Captação de Filas, Programação Pactuada e Integrada (PPI) e Acesso a Serviços de Saúde.
A iniciativa teve como objetivo fortalecer o conhecimento técnico e prático dos gestores e técnicos municipais, qualificando a utilização de sistemas e procedimentos que impactam diretamente na organização e no fluxo de atendimento da rede de saúde.
Segundo Priscila Ramos, referência técnica da SRS Governador Valadares, a expectativa é de que a abordagem traga resultados diretos para a gestão.
“Esperamos que a gestora e os técnicos aumentem o conhecimento técnico e prático sobre suas funções, procedimentos e sistemas. Isso significa mais qualidade na execução das tarefas, maior precisão, menos erros e mais eficiência”, disse Priscila. “Além disso, profissionais mais preparados tendem a ter mais segurança e confiança no desempenho de suas funções, o que se reflete em um atendimento melhor à população”, complementou.
A secretária de Saúde de Coroaci, Clara Coelho de Carvalho, comentou sobre a importância da ação.
“O alinhamento entre essas duas ferramentas é crucial para otimizar o acesso à saúde no SUS, onde vamos conseguir agilizar o atendimento, reduzir o tempo de espera e qualificar a gestão dos serviços de saúde”, disse a secretária municipal.
Ela destacou ainda que “profissionais capacitados podem implementar processos mais eficientes, como o uso de aplicativos e sistemas de gestão de filas, resultando em uma melhor experiência para os usuários e um fortalecimento da rede pública de saúde”.
O dirigente Regional, Rômulo Gusmão, enfatizou que a Unidade Regional de Saúde tem papel essencial de apoiar os gestores municipais nos desafios que impactam o sistema regional. Segundo ele, “pegar na mão, e ajudar a fazer, para, a partir do apoio, estimular a aprendizagem dos processos de trabalho, é uma máxima que temos colocado como prioridade em áreas mais complexas”, reforçando que essa é uma estratégia para ampliar o acesso e a integralidade do cuidado.
A expectativa é de que a capacitação se reflita em processos mais eficientes, como o uso estratégico de aplicativos e sistemas de gestão de filas, resultando em uma melhor experiência para os usuários e no fortalecimento da rede pública de saúde em Coroaci.
Por Paula Andressa – estagiária sob supervisão
Foto: Geovana Ferreira