A Superintendência Regional de Saúde de Varginha (SRS), em uma iniciativa que visa união de esforços para melhor instrução da população acerca do Coronavírus, acertou parceria com a Superintendência Regional de Ensino de Varginha (SRE). Como ação inicial, foi realizada, nesta sexta-feira (06/03), uma palestra aos profissionais da SRE, dentre inspetores (as) escolares, analistas e demais técnicos, a fim de apresentar o panorama da doença no país e ter nestes profissionais da educação aliados na disseminação de boas e reais informações nos ambientes escolares. Aline Ribeiro Soares, Fernanda Figueiredo Teodoro e Monique Borsato Filardi, respectivamente Coordenadoras de Vigilância em Saúde, Sanitária e Epidemiológica/Ambiental/Saúde do Trabalhador, na SRS Varginha, foram as responsáveis por palestrar aos profissionais da educação levando informações.
A situação epidemiológica atual no mundo, no Brasil e em Minas Gerais, bem como a definição de casos, transmissibilidade e as ações que a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais tem tomado em favor da orientação da população e possível redução do impacto da doença, foram apresentadas. “As fake news são um ponto importante a ser abordado com os profissionais da educação, pois a disseminação de informações é muito veloz e o ambiente escolar é propício para alinhamento do que é, de fato, informação oficial”, afirmou Monique. Foi disponibilizado a todos o WhatsApp da Saúde, no número 31 98272 0553, por meio do qual o cidadão pode esclarecer dúvidas sobre a doença via aplicativo.
Aline Ribeiro e Fernanda Teodoro salientaram a importância dos cuidados que as escolas e creches devem manter usualmente, e intensamente em períodos epidêmicos, como o que estamos vivendo atualmente. Para isso, foram repassadas noções práticas para orientação nos estabelecimentos de ensino, como condições dos lavatórios, disponibilidade de álcool gel, lixeiras com pedal e tampa, etiqueta de lavagem e secagem das mãos, bem como material adequado para tal – sabão líquido e papel toalha -, ventilação nas salas de aula, além de professores orientados a identificarem casos suspeitos. “Vocês, profissionais da Superintendência Regional de Ensino, bem como os professores, estão mais frequentemente nos ambientes escolares do que a equipe da Saúde, que realiza inspeções periódicas; por esse motivo, consideramos esta parceria fundamental no trabalho de proporcionar informação de qualidade em saúde, constantemente”, frisou Aline.
Alerta também nas CIBs
A equipe da SRS Varginha tem realizado um intenso trabalho de orientação e suporte, especialmente neste momento pelo qual o mundo passa, de transmissão do Coronavírus. Além da parceria com a Educação, os gestores municipais de saúde também foram orientados nas reuniões de CIB – Comissão Intergestores Bipartite – do mês de março, pelas servidoras Mônica Maciel (Atenção Primária), Luciana dos Santos (Redes de Atenção à Saúde) e Monique Borsato (Vigilância Epidemiológica). Educação em saúde, conduta diante de casos suspeitos, atendimento domiciliar, etiqueta respiratória, ações para organização da Atenção Primária e hospitalar em âmbito municipal, níveis de enfrentamento, conduta, fluxo de encaminhamento, condições para isolamento domiciliar, referência hospitalar, situação epidemiológica, protocolo a ser seguido, definição de caso, e ações da SES foram alguns dos tópicos apresentados.
Autor: Tânia Corrêa