O Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros realizou uma programação especial para comemorar o Dia Nacional de Humanização, celebrado nesta terça-feira, 29 de novembro.
Às 9 horas, após um momento de oração, foi exibido o vídeo motivacional Poder da Visão, promovendo uma reflexão sobre o tempo e as mudanças contínuas do mundo e do ser humano. No hall da SRS foi montada uma sala de estar, segundo o GTH, com objetivo de mostrar que o espaço de trabalho deve ser tratado como se fosse uma extensão do lar, já que o servidor passa boa parte de seu tempo em e em companhia dos colegas de trabalho.
Para a superintendente regional de Saúde, Olívia Pereira de Loiola, momentos como esses são importantes para estimular o amor ao próximo e as boas relações no trabalho. “O homem é um ser em construção, em reforma, cujo caráter é moldado dia a dia. A humanização se constrói nas relações familiares, no amor cultivado desde a mais tenra idade. Se uma pessoa não consegue manter um relacionamento humanizado com a família, dificilmente conseguirá desenvolver um relacionamento humanizado no trabalho”, analisa.
Após a exibição do vídeo, foi apresentada aos servidores a política de humanização no âmbito da SRS-MOC que, segundo a referência regional de Humanização, Neide Prates da Luz Andrade, foi formulada a partir de possibilidades e experiências concretas. “Nossa proposta é disseminar tecnologias de humanização da atenção e da gestão visando promover a solidariedade, dignidade, respeito mútuo, acolhimento, motivação e vínculo nas relações interpessoais”, explica.
Às 10 horas, os servidores acompanharam uma palestra sobre a gestão e o apoio institucional no contexto da Política Nacional de Humanização (PNH), proferida pelo médico sanitarista e consultor do Ministério da Saúde, Serafim Santos Filho.
A palestra foi transmitida via vídeo-conferência e acompanhada pelas demais superintendências e gerências regionais de Saúde do Estado e contou com a presença de representantes da Faculdade de Ciências Médicas, Escola de Saúde Pública de Minas Gerais (ESP-MG), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Hospital das Clínicas, Hospital João XXIII, Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e Betim, além de representantes da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG.
Em sua preleção, Serafim Filho disse que a humanização deve ser aplicada para promover mudanças de cultura nas relações institucionais. “A proposta da Política Nacional de Humanização é promover um espaço de trabalho coletivo onde o SUS seja mais acolhedor, mais ágil e mais resolutivo. Para isso é preciso melhorar as condições de trabalho e de atendimento, adotando novas práticas que estimulem a mudança a partir das pessoas de forma que seja possível mudar efetivamente as relações institucionais”, avalia.
À tarde, a partir das 13h, foi realizada uma atividade de acolhimento, identificando o papel de cada núcleo da SRS, com objetivo de promover a integração e motivação dos servidores.
Ana Cristina Amorim, que também integra o GTH da SRS-MOC diz que a programação foi um importante momento de reflexão. “Precisamos saber quem somos, quanto somos, identificar o papel de cada um na instituição e, a partir daí, desenvolver ações que promovam a socialização e interação dos servidores. O fato de pararmos nossa rotina para debater sobre humanização e acolhimento representa uma mudança nas relações sociais no trabalho. É um convite à corresponsabilidade de cada um no cuidado de si e do outro”, analisa.
PNH
Instituída pelo Ministério da Saúde em 2003, a Política Nacional de Humanização (PNH) foi formulada a partir da sistematização de experiências do chamado “SUS que dá certo”. Minas Gerais está inserida no contexto da humanização da saúde desde 2002, visando garantir atendimento aos usuários, melhoria das condições de trabalho dos profissionais por meio da mobilização e participação efetiva de trabalhadores, usuários e gestores dos serviços. Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jerúsia Arruda