A coordenação de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e de Saúde do Trabalhador da Superintendência Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH), por meio da Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (Vigidant), realizou nesta quinta-feira (13/08), a segunda palestra da séria “Palestras sobre Promoção da Saúde e Prevenção das Doenças Crônicas Não Transmissíveis”. O tema “Atividade Física na Promoção da saúde, prevenção e tratamento coadjuvante das Doenças Crônicas Não Transmissíveis” foi abordado pela referência da Regional de Saúde de Belo Horizonte, o médico Robespierre Ribeiro.
O objetivo do curso é ensinar aos profissionais de saúde como acessar e avaliar de forma crítica os artigos sobre promoção da saúde cardiometabólica e prevenção das doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) com foco nas doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2, câncer e distúrbios mentais. Segundo o médico, assim, o profissional é capacitado a conseguir as evidências científicas mais relevantes e contribuir melhor no planejamento da assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). “O curso foca na Atividade Física/Sedentarismo e Comportamento Alimentar. O formato é de conferências, com atualização constante e avaliação crítica das evidências/artigos apresentados”.
A servidora do Núcleo de Atenção Primária à Saúde da SRS-BH, Maria Beatriz Lisboa, frequenta os cursos desde o ano passado. Para ela, a capacitação é produtiva em vários aspectos. “O conhecimento possibilita uma visão diferenciada e informações, que são úteis tanto na vida pessoal quanto profissional. A aplicabilidade junto aos municípios é grande”. A assessora da Gerência de Assistência da Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte, Maria do Carmo Freitas da Costa, ressalta a qualidade do curso. “As palestras são muito boas. Temos, por meio delas, o conhecimento das evidências científicas, motivação e estímulo. Na sociedade, somos levados ao sedentarismo, mas percebemos a importância da atividade física”.
O técnico em enfermagem da Vigilância em Saúde de Nova Lima, Alex Fabiano Cunha, enfatiza a aplicabilidade do conhecimento nas políticas públicas municipais. “No contexto da implantação das Vigilâncias das Doenças Crônicas Não Transmissíveis nos municípios, o curso é extremamente importante e produtivo”.
A próxima palestra, que compõe a segunda parte sobre o assunto “Atividade Física na Promoção da saúde, prevenção e tratamento coadjuvante das Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT)”, irá ocorrer no prédio do Ministério da Saúde, na rua Espírito Santo 500, no dia 26 de agosto a partir das 8 horas da manhã.
Inscrições pelo e-mail: dant.bh@saude.mg.gov.br – Telefone: 31 3215-7469
Autor: Leandro Heringer