SES realiza Seminário de Saúde em Uberlândia

Imagem

Com o objetivo de analisar a situação de saúde da Região Ampliada Macro Triângulo Norte, que compreende os  municípios da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia e os da Gerência Regional de Saúde de Ituiutaba, a Secretaria de Estado de Saúde de MG (SES) realizou nesta quinta e sexta feira, 16 e 17 de maio, em Uberlândia ,  Seminário de Saúde  para os 27 municípios da macrorregião.
O evento foi realizado no Auditório Cícero Diniz, no Centro Administrativo de Uberlândia e FOI coordenado pelo Secretário-Adjunto, Francisco Tavares e contou com a participação  das três esferas governamentais, uma vez que o Ministério da Saúde também enviou seu representante.
Dando início aos trabalhos da quinta feira, o Superintendente Regional de Saúde Daltro Catani Filho fez um balanço da situação da saúde na região. Na opinião do Superintendente, a implementação de mais recursos e o reforço das políticas públicas do setor são ações que melhoram o atendimento na região. “As diretrizes do SUS – Sistema único de Saúde retratam a equidade no atendimento aos nossos cidadãos. Trabalhamos sempre com o objetivo de viabilizar as melhores condições para esse atendimento”, ressaltou Catani.
Em seguida, a Superintendente de Vigilância Epidemiológica, Ambiental e Saúde do Trabalhador da Subsecretaria de Vigilância e Proteção à Saúde, Deise Aparecida dos Santos falou aos presentes sobre as Redes de Atenção. “Este Seminário aqui em Uberlândia conta com a presença do Ministério, da Secretaria Estadual e da Secretaria Municipal de Saúde, reforçando o que é preconizado pela Lei 8080 (participação das instituições federadas), o que sempre favorece as articulações em rede.  Na análise da situação de saúde na região temos que pontuar quais as prioridades e isso requer importante estudo de carga de doença, que vai contemplar não só o estado mas todas as suas regiões de saúde.  O estudo de carga de doença é uma diretriz para implementação das redes no estado” concluiu Daise.
Logo após, o Superintendente Estadual da Atenção Primária, Wagner Fulgêncio Elias relatou  a situação da Atenção Primária à Saúde da região ampliada Triângulo Norte. “Nosso trabalho aqui é apresentar as propostas estaduais para apoiar os municípios no fortalecimento da APS”, sintetizou o Superintendente.

Após as apresentações, o Secretário-Adjunto, Francisco Tavares formou mesa com instituições envolvidas e abriu a palavra para as discussões com o público presente.  Sobre as ações deste primeiro dia de trabalho em Uberlândia, Tavares ressaltou um rico momento para a região. “Temos aqui neste seminário a presença de todos os atores públicos que militam na esfera da saúde. Temos o Controle Social, a UFU – Universidade Federal de Uberlândia, os municípios. Dessa maneira podemos construir conjuntamente os avanços e melhorias para a implementação das redes. O Estado já está fortalecendo a região com recursos e acredito que o Seminário seja um bom orientador das outras ações conjuntas a serem implantadas na região. A possibilidade de implantação da rede de Urgência e Emergência segue com a certeza e a disponibilidade do governo federal em discuti-la, e com a definição que o Estado  quer universalizar as redes na macrorregião até 2015, fará com que possamos avançar na implantação da rede na região”, finalizou Francisco.

Recursos hospital municipal

Na manhã desta sexta feira, 17 de maio, o Secretário-Adjunto da SES, Francisco Tavares foi recebido pelo prefeito de Uberlândia,  Gilmar Machado na sala de reuniões da Prefeitura Municipal, onde, anunciou a liberação de recursos para o Hospital Municipal e para outros seguimentos na área de saúde.
Logo após atender à imprensa, Tavares visitou as instalações do Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia, especialmente as diversas unidades da ala de maternidade infantil.

Autor: Cássio Machado

Rolar para cima