SES realiza mais de 2.000 mamografias na microrregião de Itaobim

SES realiza mais de 2.000 mamografias na microrregião de Itaobim

Uma das grandes conquistas para as mulheres do Vale do Jequitinhonha, a Unidade Móvel de Mamografia, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), já realizou na Microrregião de Saúde de Itaobim mais de 2.000 mamografias desde o dia 30 de outubro de 2012, quando chegou à região e atendeu à demanda dos municípios de Itaobim (928 exames), Comercinho (401), Medina (400), Ponto dos Volantes (439) e Itinga, onde a Unidade permanecerá até o dia 15 de fevereiro, com a realização de mais 325 mamografias.

A aposentada Luiza Maria do Carmo Alves, de 65 anos, mora no povoado de Pasmado, em Itinga e conta que fez o exame pela primeira vez. “Fiquei sabendo da vinda da unidade móvel, por meio do alto falante da igreja e também com a visita dos agentes de saúde e dos enfermeiros. Essa é uma oportunidade única de poder fazer o exame próximo de minha casa”, disse.

Quem também ficou contente com a novidade foi a professora da Escola Estadual Povoado do Taquaral, Benta Alves Gonçalves da Silva, de 49 anos, que estava planejando tirar um licença da escola para ir à capital realizar o exame. “Essa é a segunda vez que faço mamografia. Da primeira vez tive que ir a Belo Horizonte, mas agora, com a Unidade de Mamografia vindo até a minha cidade, foi muito melhor. Estamos muito satisfeitas com essa novidade”, comemorou.

Resultado

Não é só a presença da Unidade Móvel de Mamografia na região que tem sido uma novidade positiva, mas também, a agilidade na entrega dos resultados. Assim que a mulher realiza o exame, o resultado, que já fica pronto na hora, é encaminhado para um médico que faz o laudo e encaminha para a equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) de referência da paciente.

O resultado do exame é classificado de quatro formas. Na primeira,  de cor azul, o exame é considerado normal e a paciente é agendada para o exame clínico das mamas e deverá realizar uma nova mamografia a cada dois anos.

Quando o diagnóstico é de cor amarela, considerasse o exame alterado, com achado provavelmente benigno, sendo que é realizado um exame clínico das mamas e repetição da mamografia em 6 meses. Neste caso, é realizado o controle mamográfico por três anos para se confirmar a estabilidade da lesão e retorno ao ginecologista.

Quando a avaliação indica a cor laranja, o médico faz o exame clínico das mamas e uma  ultrassonografia mamária ou ressonância magnética, além de encaminhar a paciente para o ginecologista.

Nos casos mais graves, de cor vermelha, a paciente é encaminhada imediatamente para o mastologista nos Centros de Alta Complexidade em Oncologia.

Como agendar o exame

Mulheres da faixa etária de 45 a 69 anos que queiram realizar o exame de mamografia devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa e solicitar a guia para realização do exame ou então obter o documento via internet, para agendar o dia em que a paciente será atendida pela Unidade Móvel. A referência técnica da Coordenação do Programa Viva Mulher, Elói Martins Diniz da Silva, lembrou que em Minas Gerais as mulheres não precisam passar pelo médico para solicitar o exame. Segundo Elói, essa é uma grande conquista do estado de Minas.

Programação

Segundo informações da Coordenação do Programa Viva Mulher da SES-MG, Araçuaí será o próximo município a ser atendido pela Unidade de Mamografia. Cerca de 1.250 exames deverão ser realizados no período de 18 de fevereiro até o dia 15 de março. Outros cincos municípios da microrregião de Araçuaí também serão atendidos. A Unidade Móvel visitará os municípios de Coronel Murta (de 18 a 28 de março), Virgem de Lapa (1 a 19 de abril), Berilo (22 de abril a 3 de maio), Francisco Badaró (6 a 10 de maio) e Jenipapo de Minas (13 a 17 de maio).

Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais

Autor: Allan Campos


Rolar para cima