A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), com o apoio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares, promoveu ontem (25-04), no auditório do SENAC em Valadares, o Seminário do Travessia Saúde. Participaram os gestores de saúde e técnicos de 44 municípios que aderiram ao programa, pertencentes às regionais de Teófilo Otoni, Pedra Azul, Diamantina, Coronel Fabriciano e Governador Valadares.
O Programa Estruturador Travessia, é executado de forma integrada por várias secretarias, entre elas a SES-MG e entidades do Governo Estadual e visa a coordenação e articulação de diversas políticas públicas, com o objetivo de melhorar as condições de vida da população. Neste ano, o programa ganhou nova dimensão e foi dividido estrategicamente em sete projetos: Porta a Porta, Travessia Social, Travessia Renda, Travessia Educação, Banco Travessia, Com licença vou a Luta e Travessia Saúde.
O Travessia Saúde tem como diretriz o fortalecimento da atenção primária e da Promoção à Saúde, melhorando a infraestrutura das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Estratégia Saúde da Família (ESF) e propõe um trabalho junto aos municípios e gestores de saúde na formulação de um Plano de Ação de Vigilância e prevenção de doenças não transmissíveis baseado em ações voltadas para a redução da mortalidade infantil e da desnutrição de idosos e crianças.
“Dos 130 municípios selecionados, tivemos em março a adesão de 100 ao programa, sucesso que é resultado do envolvimento das referências técnicas das regionais e dos municípios que estão acreditando no Travessia Saúde. Neste evento, através de uma oficina, estamos discutindo quais as ações municipais do Programa serão desenvolvidas durante o ano de 2013. A próxima etapa será a assinatura dos termos de compromisso para recebimento dos recursos financeiros”, frisou a diretora de Promoção à Saúde e de Agravos não Transmissíveis da SES-MG, Daniella Souza Lima Campos, que na direção e na exposição dos temas do seminário estava acompanhada da referência Técnica da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG, Elaise Gomes de Paula e da representante da Superintendência de Atenção Primária à Saúde, Tatiane Bettoni.
Programação
Durante o evento, foram abordados aspectos do Programa, e os temas: Promoção à Saúde; Meio Ambiente e Saúde; Viva Vida/Projeto Mães de Minas; Desnutrição, causa evitáveis e fatores relacionados á mortalidade infantil e Plano de Ação.
Na abertura, a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino saudou os participantes e destacou necessidade de uma atenção especial para um dos indicadores principais do Programa.” Reforço a todos a necessidade de um foco especial na redução da mortalidade infantil nos municípios, que é uma das metas prioritárias do Governo de Minas através do Viva Vida e do programa Travessia Saúde”, ressaltou.
O secretário de Saúde de Gonzaga da Regional de Valadares, Ronaldo Luciano de Paula ressaltou a importância do Programa. “O Travessia Saúde vai contribuir muito para o desenvolvimento de muitas ações de saúde em que ainda não obtivemos êxito e também vai nortear nosso trabalho diário no cumprimento dos eixos principais que são Redução da Mortalidade Materna e Infantil e Desnutrição”, disse.
Já o gestor do município de Santo Antônio de Itambé, da regional de Diamantina, Ronam Wesley Sales, salientou que “todo o incentivo do Estado para a Saúde é importante já que o setor é hoje, o carro-chefe de qualquer administração municipal. Nas ações do Travessia Saúde que iremos implementar no município, teremos parcerias junto as áreas de Assistência Social, Educação e Pastorais da Criança, no acompanhamento das gestantes, crianças e idosos”, finalizou.
Estiveram presentes também no Seminário a coordenadora do Núcleo de Epidemiologia da SRS-GV, Nádia Pinheiro Ali e no apoio ao evento, as referências do Programa na Regional, Carlos José da Silva Santa Clara e Maria Aparecida Melo Martins.
Autor: Frederico Bussinger