SES promove oficina de fortalecimento de Vigilância em Saúde

Imagem

Acontece hoje, 02 de maio e amanhã, 3 de maio,  no Auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis, a Oficina do Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde. O Encontro conta com a presença de técnicos e gestores dos 55 municípios da Região Centro-Oeste.  O objetivo da oficina é atualizar o diagnóstico local de Vigilância em Saúde dos municípios que aderiram ao Projeto em 2012 e elaborá-lo para aqueles que não o aderiram no passado. As referências da SRS-Div das seis regiões de Saúde do Centro-Oeste são responsáveis por orientar, assessorar e analisar a situação do município. O município junto com os técnicos da SRS-Div analisam a estrutura de recursos humanos, tecnológica, físico-mobiliária e condições para assumir os elencos específicos.
Para elaborar a execução dos recursos financeiros do Plano Municipal de Vigilância em Saúde são levados em consideração o elenco que o município assumiu, a infraestrutura local definida no diagnóstico local e o repasse do recurso financeiro. A referência da Região de Saúde Centro-Oeste da SES-MG, Vanessa Rodrigues, destaca que houve avanços muito grandes em relação à Vigilância em saúde. “Hoje temos 841 municípios com a Vigilância estruturada. A meta é atingir os 853, ou seja, 100% dos municípios mineiros. O impacto disso é a redução das morbimortalidades e consequentemente o aumento da cobertura da Vigilância em Saúde”, explica.
Para a Coordenadora da Área temática de Vigilância em Saúde da SRS-Divinópolis, Dirlene Maria Soares, o Projeto constrói o diagnóstico da Situação de saúde. “Agora nós temos um diagnóstico da situação de saúde da região e de cada município e que nos possibilita monitorar e estimulá-los nas ações de prevenção, proteção e promoção da saúde”, comentou a Coordenadora.

Prazo para aderir ao Projeto 2013/2014

Os Municípios devem encaminhar até o dia 10 de maio para a Regional de Saúde a cópia da Ata do Conselho Municipal de Saúde que conste a aprovação do elenco assumido e Plano Municipal de Investimento de Vigilância em Saúde (PMIVS). Junto coma ata deve ser encaminhado também a cópia PMIVS e a cópia do ato administrativo de designação de profissionais de nível superior na Vigilância Sanitária.

No ano passado, dos 55 municípios da Região Centro-Oeste, 54 aderiram ao Projeto de Fortalecimento de Vigilância em saúde. Os municípios da região realizaram 52,5% das ações dos elencos que envolvem Saúde do trabalhador, Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Promoção à Saúde, Vigilância ambiental. O valor do incentivo também aumentou.  Para o elenco 1, num total de 39 ações, o valor passou para R$0,75 centavos per capita. Quem optar pelo elenco 2, faz as 39 do elenco 1 mais as 16 O valor passou para R$ 1,20 per capita. E o elenco três, 63 ações(elenco 1+ elenco 2+ 8 do elenco 3),

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima