A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu na terça-feira 27-11, o 8º Treinamento para membros das comissões permanentes de combate à dengue (CPCD’s). O evento contou com a participação de 27 representantes de 15 escolas estaduais do município e da região.A coordenadora do NAPRIS e da CPCD da SRS-GV, Flávia Augusta Viana, destacou o objetivo do treinamento. “Nossa proposta com as capacitações é que os órgãos implantem as suas CPCD’s , atuando com Vigilância e prevenção no seu ambiente de trabalho na eliminação de possíveis focos do Aedes aegypti. Com isso formamos novos parceiros que poderão atuar também como multiplicadores nas comunidades a que pertencem, sensibilizando novos atores no combate à Dengue em nossa região”, afirmou.Flávia acrescentou, ainda, “que é fundamental que os munícípios, principalmente dentro da Atenção Primária, procurem envolver os agentes Comunitários de Saúde (ACS’s) nesta luta, pois estes técnicos estão sempre nas casas, dentro da área de abrangência do seu território. Isso permite uma orientação constante dos moradores na prevenção ao vetor”, ressaltou.A equipe da CPCD da SRS-GV apresentou temas como mobilização social, o controle vetorial (mecânico e químico) do mosquito Aedes aegypti e seu ciclo evolutivo, os aspectos clínicos e epidemiológicos da Dengue, além da classificação e situação dos municípios ligados à regional e orientações para identificação e combate aos possíveis focos nas entidades. Finalizando, os participantes foram informados sobre os marcos legais que instituíram as comissões no Estado, com detalhamento de sua missão, atribuições e estratégias de ação. A enfermeira e facilitadora do treinamento, do Núcleo de Epidemiologia da SRS-GV, Denise Mourão, comentou o tema da Campanha 2012/2013 do Governo de Minas “ A dengue tem que acabar! É hora de todo mundo agir”. “Com esse slogan, o Estado ratifica a necessidade da eliminação dos possíveis criadouros e o combate ao vetor e chama a atenção para a co-responsabilidade dos outros setores nessa mobilização social”, enfatizou.A professora da Escola Estadual Sagrada Família de Governador Valadares, Vânia de Oliveira Martins Rodrigues achou, muito informativa e proveitosa a capacitação. “A gente pensa que já sabe tudo sobre a Dengue, mas quando participamos deste treinamento, entendemos concretamente o nosso papel como formadores de opinião e orientadores educacionais nessa atuação”, avaliou.Já para o professor da Escola Estadual Vereador Capitão Paulo do município de Capitão Andrade, André Diamantino de Oliveira, “participar do Curso propiciou um melhor embasamento sobre a formação e atribuições da Comissão Permanente de Combate a Dengue no meu local de trabalho”, concluiu.
Dengue em Governador Valadares
O município está com 2.934 casos notificados de Dengue, conforme último balanço da SES-MG (14-11), ocupando o terceiro lugar no ranking de municípios com maior número de notificações do Estado, atrás de Belo Horizonte e Uberaba. O 3º Levantamento de Índice Rápido por Infestação de Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, divulgado no último dia 07-11 pela Secretaria Municipal de Saúde, apontou 4,8% dos imóveis com foco do mosquito, o que equivale a alto risco de epidemia já que o índice preconizado pelo Ministério da Saúde é de no máximo 1%.O levantamento foi realizado entre os dias 22 e 26 por cerca de 120 agentes de endemia. Foram vistoriados aproximadamente cinco mil imóveis. Mais uma vez, o LIRAa registrou que os focos de maior incidência estão dentro das casas: nos ralos (34,9%), pratos de vasos de plantas (19%), lixo (15,5%), tinas/tonéis/tambores (14,3%), pneus (7,1%), bromélias (6,3%) e caixas d´água (2,8%).Todo este quadro epidemiológico mobilizou o Estado a enviar pela quarta vez a Força Tarefa de Combate a Dengue, que está desenvolvendo ações de tratamento focal no município desde o dia 20-11.
Agência Minas,acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Frederico Bussinger