SES promove capacitação sobre Programa de Controle da Tuberculose em Valadares

Imagem

Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu na terça-feira (29/04) noauditório da Regional, um Encontro de  capacitação sobre o Programa de Controle da Tuberculose (PCT), com a participação de  referências técnicas do PCT de 26 municípios da região leste.

“Nosso objetivo com este encontro foi de capacitar e alinhar as referências do PCT municipais no Programa, visando também o diagnóstico precoce e o acompanhamento e tratamento da Tuberculose”, informou Maria das Graças e Silva, referência técnica Regional de PCT  do Núcleo de Vigilância Epidemiológica da  SRS-GV e monitora do Treinamento.

Segundo Maria Graças, foram focados no evento, alguns pontos principais do Manual de Recomendações do Programa Nacional de Controle de Tuberculose, do Protocolo de Enfermagem, do Registro de Acompanhamento de Pacientes e do Livro de Registro, abordando entre outros  temas o Projeto de Fortalecimento; Busca Ativa de SR/BAAR; Diretrizes Clínicas do PCT; Controle dos medicamentos anti-tuberculose (SIGAF); Consulta de enfermagem ao paciente com TB; Tratamento Diretamente Observado (TDO); Estratégias de adesão ao Tratamento e Introdução ao Sistema de Informação para Tratamento especiais em Tuberculose e Tuberculose Resistente.

A Situação Epidemiológica da Tuberculose nos municípios que fazem parte da SRS-GV apresentou no período de 2007 a 2012 um total de 607 casos novos com índice de cura de 83,33%.

Para a enfermeira Wanêssa Cardoso Salema, do município de Marilac, o encontro veio dirimir muitas dúvidas. “A capacitação foi de grande valia, pois as informações são importantíssimas para nós que atuamos na ponta e muitas  vezes  nos deparamos com questionamentos e obstáculos. Bem orientados,  prestaremos um serviço de qualidade para os nossos usuários”, afirmou.

A capacitação teve ainda como monitoras Katiuscia Cardoso Rodrigues, médica sanitarista e referência do PCT em Governador Valadares, Flávia Rodrigues Pereira, referência técnica Enfermagem do Creden-pes de Valadares, Maria-Luiza Martins da Silva, coordenadora de Assistência Farmacêutica da SRS-GV e Rosangela Zampier, coordenadora de Imunização também da SRS-GV.

Tuberculose

A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro).

Os sintomas da tuberculose são:

  • Tosse persistente, que pode estar associada à produção de escarro
  • Sangue no escarro ou tosse com sangue puro
  • Febre
  • Suor excessivo à noite
  • Perda de peso
  • Perda do apetite
  • Fraqueza

É uma doença que tem cura, mas a adesão do paciente é essencial. O tratamento médico deve ser seguido até o final e pode ser feito no posto de saúde mais próximo de casa, onde a medicação é fornecida gratuitamente com um pedido médico. Caso o paciente abandone o tratamento, que, em geral, demora seis meses, ou não tome corretamente os remédios, a doença pode evoluir para uma forma resistente. Essa situação, geralmente, exige internação hospitalar de longa permanência e o paciente só recebe alta quando estiver curado (o teste da tuberculose tem que dar negativo).

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima