SES promove capacitação para médicos do Pro-hosp atuarem em Programas de Residência Médica

Nesta quarta-feira (28.04), a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) e a Associação de Apoio à Residência Médica de Minas Gerais (AREMG), promoveram uma oficina de capacitação para os médicos, que atuam nas instituições do Pro-Hosp (Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais SUS-MG). O encontro aconteceu na sede da Associação Médica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.

 A ação teve como principal objetivo orientar e capacitar os profissionais de saúde, em relação ao credenciamento dos hospitais do Pro-hosp ao Programa de Residência Médica (Pro Residência), programa do Ministério da Saúde que busca incentivar a criação de novos pólos hospitalares que forneçam especialização.

O Subsecretário de Políticas e Ações em Saúde da SES, Maurício Botelho, participou da abertura do evento e destacou a ampliação e inserção de hospitais municipais à disponibilização de cursos de residência médica, subsidiados por investimentos do Pro-Hosp junto aos recursos do Pro- Residência. “A idéia é que essa capacitação possa estimular a interiorização médica por meio da disponibilização de cursos de residência em hospitais do Pro-hosp, principalmente no do interior, pulverizando e qualificando cada vez mais o atendimento médico e a própria otimização dos hospitais em todo o Estado” explicou o Subsecretário.

Na oficina serão capacitados, inicialmente, 40 médicos divididos em duas turmas. Já a segunda fase está prevista para acontecer no dia 10 de abril. Debate de conceitos, leis, resoluções e orientações para o correto preenchimento dos formulários, são alguns dos temas estudados.

Além do Subsecretário estiveram presentes o Coordenador do Pro-hosp, Thiago Lucas da Cunha, o Presidente da AREMG, Sérgio Gonçalves de Oliveira dentre representantes dos hospitais de Belo Horizonte, Curvelo, Sete Lagoas, Diamantina, Itaobim dentre outros.

Interiorização

De acordo com o Subsecretário, Maurício Botelho, Minas Gerais além de ser um Estado de grande extensão territorial, possui em muitos municípios hospitais, que podem em questões estruturais sediarem a especialização médica, por meio do uso correto de incentivos repassados pelo Estado e pelo Governo Federal. Com essa pulverização e ampliação de residências médicas diminui não só a disparidade entre as cidades do interior e os grandes pólos, mas também a lotação de centros de atendimento. “Os médicos aqui presentes irão coordenar e aplicar a abertura do processo de credenciamento provisório, otimizando os subsídios estaduais e elevando a qualidade do próprio hospital como também da saúde do Estado de uma forma geral”, completou.

Para mais informações sobre o credenciamento e o edital, acessar o link: http://portal.saude.gov.br/portal/arquivos/pdf/edital18_completo_08112011.pdf

Autor: Layon Araújo


Rolar para cima