A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) ofereceu no último sábado, (15/12), atividades de mobilização e promoção à saúde durante o “Super no seu bairro”, evento de prestação de serviços gratuitos promovido pelo jornal Super Notícia para a população do município de Vespasiano, localizado na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento ocorreu na Escola Guilherme Hallais França e teve um público estimado de duzentas pessoas.
A comunidade trocou materiais inservíveis (lata, garrafa pet e pneu) por utensílios escolares (borracha, lápis e caderno) por meio do Dengue Móvel, caminhão que efetua o recolhimento de potenciais focos do mosquito da dengue. Além disso, os visitantes puderam aprender os métodos de prevenção e mobilização contra o mosquito da dengue pelo Dengômetro, um espaço de convivência e acesso às informações epidemiológicas.
A monitora de turma Giordana Júnia da Silva Lopes, de 23 anos, moradora do bairro Caieiras, levou um pneu para trocar pelo caderno e mostrou consciência para a prevenção à dengue. “Ano passado uma vizinha teve dengue e foi horrível ver o sofrimento que ela passou. Todo o bairro se mobilizou na época e agora já sabemos o que fazer para evitar esse problema”, disse.
Quem passou por experiência parecida foi o garoto Thiago Santiago, de 10 anos, aluno da Escola Municipal Maria Cecília de Araújo Vale, em Vespasiano. No ano passado, a mãe de Thiago teve dengue e ficou de cama por vários dias. “Ela sentia muita dor de cabeça e ficava muito tempo na cama”, disse. Agora, Thiago e seus colegas de turma se mobilizam para recolher todo o lixo reciclável que encontram na região. “Passamos no ferro velho do meu tio e trouxemos três pneus, dez garrafas pets e várias latinhas”, contou Thiago. O mobilizador mirim pretende criar também um projeto para prevenção à dengue em sua escola, contando com a colaboração de seus amigos e parentes.
Os materiais recolhidos pelo Dengue Móvel foram recolhidos pela Cooperativa de recicladores e grupos produtivos da Vila Esportiva e Região (Coopervesp), que efetua a triagem dos materiais e os processam para venda ou para confecção de vassouras, no caso das garrafas pet. “Somo muito gratos por essa parceria com a SES na guerra contra a dengue, pois além de aumentarmos a renda dos cooperados nos sentimos bem em contribuir para a limpeza da cidade e a prevenção do mosquito”, afirmou a coordenadora da cooperativa, Nílsia Luna de Carvalho.
No ano de 2012, o município de Vespasiano notificou 130 casos da dengue tipo clássico, uma redução de 66% em relação ao ano de 2011. O Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti referente ao mês de março também registra diminuição de 3% para 1,8%. No entanto, o número ainda marca o estado de alerta para o município, segundo os parâmetros do Ministério da Saúde.
Mães de Minas
Gestantes e mães com filhos até um ano de idade tiveram a oportunidade também de conhecerem o projeto “Mães de Minas – a vida merece esse cuidado”. No estande, as futuras mães se cadastraram pelo 155, canal de atendimento telefônico que tem por objetivo acompanhar e orientar a gravidez das mineiras para redução da mortalidade materna e infantil.
A dona de casa, Viviane Pereira da Silva, de 31 anos, moradora do bairro Serra Dourada, mãe da garota Lídia, de quatro meses, ficou conhecendo o Mães de Minas no dia e se cadastrou no 155. “Me sinto muito mais segura tendo as orientações médicas e acho que o 155 vai ser uma segurança a mais”, disse.
Até o momento, já foram cadastradas 28.667 gestantes e 8.095 bebês, em 750 municípios mineiros. Feito o cadastro, as mulheres passam a ser acompanhadas pela equipe do call center 155, composta por avós e mães qualificadas para o atendimento humanizado. As atendentes lembram as futuras mães das consultas a serem feitas, marcação dos exames e avaliam como as gestantes estão sendo atendidas pela rede pública de saúde. Além disso, uma equipe médica realiza plantões para tirar dúvidas que as mães tenham no período gestacional e o cuidado com os bebês.
Outras atividades
Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE)– Poupança Jovem.
Secopa MG– Futebol digital.
Secretaria de Estado de Defesa Social (SEDS)– Programa Anti Drogas.
Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG)– Transitolândia.
Autor: Alexandre Ribeiro / SES-MG