A Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV), em parceria com o Centro Municipal de Referência em Atenção Especial à Saúde (Crase) e a Companhia de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais, promoveram nesta sexta-feira (08-02) uma blitze educativa na BR 259, saída para Mantena, como parte das ações de conscientização da Campanha DST/ AIDS do Carnaval 2013. Foram distribuídos preservativos, material informativo e adesivos e também prestadas informações sobre prevenção para os foliões, que nesta época se dirigem em grande número para as cidades do litoral do Espírito Santo.
Além da blitze, foram realizadas também a distribuição de material e preservativo na Estação Ferroviária (saída e chegada do trem de passageiros da VALE) e à noite na Estação Rodoviária.
Anteriormente, a SRS-GV distribuiu para os 51 municípios de sua jurisdição cerca de 120 mil preservativos e folheteria da campanha.
Com o slogan “Nesse carnaval, se prepare que eu vou usar – Camisinha foi feita para usar”, a campanha deste ano tem como o grante protagonista o preservativo, chamando a atenção da população para a importância de seu uso em todas as relações sexuais, como única maneira de proteger da AIDS e de outras DST’s.
“Nosso papel nesta campanha, além da distribuição de preservativos, é de alertar e conscientizar toda a população sobre a importância da prevenção, evitando que nossos casos de DST/Aids ocorram na região”, salientou a superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino.
A referência técnica em DST-Aids da SRS-GV, Sônia Galvão, complementou a superintendente comentando que “iniciativas como estas, reafirmam a missão da Regional na prevenção e assistência, visando, além da distribuição de insumos, promover e acompanhar as ações dos municípios não só no carnaval, mas durante todo o ano”, afirmou.
Gleide de Oliveira Pinto, que é de Valadares se dirigia para uma chácara na região com a família, parou na blitze e ressaltou a importância da mobilização da saúde Estadual. “Temos de estar atentos com a prevenção, que é fundamental para a saúde das pessoas, além do que, representa uma economia de gastos públicos com internação e medicamentos”, frisou.
Já na Estação Ferroviária, o ajudante de Pedreiro, Paulo Roberto Nunes de Morais, que estava ansioso para embarcar para Vitória e curtir o carnaval na Praia, também considerou muito positiva a ação da Campanha.” Informação e orientação são sempre importantes em relação ao perigo da AIDS e outras doenças e por isso devemos estar sempre preparados e prevenidos”, afirmou.
Dados epidemiológicos de Minas e Governador Valadares
Dos 34 mil casos registrados no Estado desde 1983, 22.957 (67,52 %) são casos notificados em homens e 11.042 (32,48 %) casos em mulheres. A maioria dos casos de AIDS está concentrada na faixa etária de 20 a 34. São 15.115 casos notificados nessa faixa etária, o que significa 44,5 % dos casos. Na faixa etária que vai de 35 a 49 anos são 13.231 casos, outros 39 % dos casos notificados. De < 01 a 09 anos somam 675 casos (2 %) e entre 10 e 19 anos outros 558 casos (1,90 %). Na população acima de 50 anos são hoje um pouco mais de 4.200 mil casos notificados (12,60%).Em Governador Valadares, segundo o CRASE, foram confirmados de janeiro a dezembro de 2011, 40 casos em mulheres e 71 em homens. Em 2012, de janeiro até dezembro, foram contabilizados 41 casos notificados em mulheres e 44 em homens.Atualmente cerca de 1.300 pessoas de Valadares e região estão sendo acompanhadas pelo Centro.
O Programa de AIDS
A rede estadual de atendimento às pessoas que vivem com AIDS é constituída por 54 municípios que recebem incentivo financeiro fundo a fundo do Ministério da Saúde para ações de prevenção e assistência às DSTs e a AIDS.Além disso, uma rede de laboratórios dá sustentação ao diagnóstico do Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV. Há os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), os Serviços de Atendimento Especializados (SAE) e as Unidades Dispensadoras de Medicamentos (UDM), que fazem a coleta de sangue, aconselhamento pré e pós-teste, acompanhamento multidisciplinar ao paciente e distribuição de medicamentos: antirretrovirais, para as infecções oportunistas, para o tratamento da Lipoatrofia e Lipodistrofia facial e para as doenças sexualmente transmissíveis – DSTs.A Coordenação Estadual também credencia e capacita outros serviços que são portas de entrada para o atendimento de vitimas de violência sexual, de acidentes com materiais biológicos /Biossegurança e maternidades por todo o Estado para o atendimento das gestantes HIV positivas, reduzindo assim a transmissão vertical (de mãe para filho).
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Frederico Bussinger