A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e os municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte se uniram no último sábado (26/11) para mais um dia de luta contra a dengue. O município de Pedro Leopoldo e a Regional Municipal Norte de Belo Horizonte, por meio de ações de mobilização, alertaram a população para a gravidade da doença e os meios de prevenção necessários.
Em Pedro Leopoldo, o Dia de Combate à Dengue ocorreu na Praça Francisco Viana, no centro do município, com ações de abordagem e conscientização em outros 15 pontos da cidade, além da participação do Grupo de Teatro Saúde em Cena da SES-MG, que apresentou a peça “Um por todos e todos contra dengue”, uma adaptação contemporânea do texto “Os Três Mosqueteiros”, de Alexandre Dumas.
Na peça, Athos, Porthos e Aramis se unem para combater a Milady Gaga Dengue, uma mosquitinha da espécie Aedes aegypti que quer contaminar as pessoas com a dengue e se tornar uma cantora lírica. O grupo conta com o apoio de Gapiela Demarco, da grife Elvira Matilde, na concepção e elaboração do figurino do espetáculo.
O aluno da Escola Municipal Inhazinha de Carvalho, Paulo Monteiro, 12, se impressionou com a atuação dos mosqueteiros no fim dado à Milady Gaga Dengue. “Foi muito legal a luta dos mosqueteiros contra ela, ainda mais que eles precisaram da nossa ajuda!”, disse. Paulo conta que já conheceu em sua família pessoas que tiveram dengue e, desde então, tenta ajudar da forma como pode. “Meu pai é caminhoneiro, então ele guarda muitos pneus em casa. Eu sempre ajudo ele a guardar e tirar água deles quando chove”, comentou.
Paulo é também mempo do Grupo Escoteiro Fernão Dias Paes Leme, que contribuiu nas abordagens aos cidadãos e no trabalho de divulgação durante toda a semana. O coordenador do Grupo, Gilberto Elísio Martins, atestou a grande disciplina dos jovens para reforçar a mensagem da luta contra a dengue. “Como tudo o que apoiamos, procuramos efetuar com o máximo de participação social. E no caso da dengue não é diferente. Acredito que os jovens são mensageiros bastante eficientes nessa causa”, sublinhou.
O evento contou, ainda, com a parceria de diversas empresas e instituições, tais como: Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Intersemente, Grupo Precom, Escola Municipal Inhazinha de Carvalho, Mineração Lapa Vermelha.
Para o mobilizador do setor de Educação em Saúde da Secretaria Municipal de Pedro Leopoldo, João Carlos da Silva, é justamente a união de esforços da sociedade civil do município a maior força na prevenção contra a dengue. “Todos na cidade estão, de alguma forma, tentanto ajudar nesse problema. O que queremos mostrar nessa data é que essas iniciativas não estão isoladas”, explicou.
As iniciativas privadas e públicas que auxiliam na mobilização contra a dengue em Pedro Leopoldo compõem o Comitê Permante de Combate à Dengue, instituído há aproximadamente dois anos. Atualmente, fazem parte do Comitê mais de 30 representantes, que realizam campanhas internas de prevenção em suas empresas e contribuem para ações voluntárias de mobilização.
É o caso, por exemplo, do projeto entre o Grupo Precom de Construção e o Laboratório Nacional Agropecuário de Minas Gerais (Lanagro-MG), que na ocasião do evento apresentaram, no Centro Espírita Luiz Gonzaga, uma palestra sope conscientização ambiental e prevenção à dengue para uma turma de aproximadamente 50 donas de casa.
Segundo a técnica em meio ambiente da Precom, Omara Vianella, a empresa, cujo quadro total de empregados é de aproximadamente 900 funcionários, se pauta por uma estratégia interna para servir como exemplo para o município. “Adotamos medidas de comunicação interna para munir nossos funcionários com o máximo de informação possível sope a doença. Isso trouxe bons resultados. Hoje, além de nossos empregados estarem atentos para a eliminação de focos, eles até nos comunicam quando identificam algum dentro da própria empresa”, afirmou a técnica.
Para a técnica em meio ambiente e saúde da Lanagro-MG, Roberta Carvalho, o grande desafio para o munícipio é fazer com que a população se lempe da mobilização contra a dengue não apenas nesse dia, mas durante todo o ano. “O dia de hoje é apenas um lempete para algo que nos ameaça o ano todo. Por isso, devemos reforçar ao máximo uma atitude permanente de combate à dengue”, advertiu.
Regional Norte
Na Regional Municipal Norte de Belo Horizonte, as ações ocorreram no bairro São Bernardo, na Rua Edna Quintel. O bairro foi escolhido para o evento em função da alta incidência de focos do mosquito Aedes aegypti na região.
A SES-MG esteve presente na Praça José com o Dengue Móvel – caminhão que realiza trocas de pneus, latas e pets por material escolar (caderno, lápis e borracha) – e o Dengômetro, um espaço de convivência e de acesso às informações sope a dengue, onde o cidadão toma conhecimento da situação da doença em sua região e conhece os métodos de prevenção e mobilização.Ao final do evento, foram trocados mais de 5 mil lápis, 2 mil borrachas e 220 cadernos.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Alexandre Ribeiro