SES-MG realiza roda de conversa sobre saúde e visibilidade LGBT

Crédito: Marcus Ferreira

Para celebrar a 1ª Semana da Diversidade Sexual e da Cidadania LGBT, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou nesta terça-feira (12/07), em Belo Horizonte, uma roda de conversa com o tema “Saúde e Visibilidade”. Com o objetivo de ampliar as discussões sobre o acesso da população LGBT aos serviços de saúde, a roda de conversa contou com a participação de representantes de diferentes setores da SES-MG e do Governo de Minas Gerais, membros do Comitê Técnico de Saúde Integral LGBT, sociedade civil e profissionais de saúde. Clique aqui e confira as fotos do evento.

O acesso aos diversos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) de maneira igualitária e integral está entre as principais demandas da população LGBT, sendo necessário reconhecer e discutir os efeitos da discriminação para essa população.  Durante a roda de conversa, foi discutida a assistência integral à saúde LGBT, o impacto da discriminação no atendimento clínico e diferentes maneiras de acolher e integrar essa população aos serviços ofertados pelo SUS.

De acordo com a referência técnica do Núcleo de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde da SES-MG, LuisaAzeredo Silveira, a Política Nacional de Saúde LGBT pode ser considerada um dos maiores avanços na área, justamente por promover a quebra de estereótipos no atendimento clínico oferecido à população LGBT. “É comum a associação da população LGBT a alguns estereótipos sociais negativos, que podem interferir no atendimento clínico a esses pacientes. Precisamos sensibilizar os profissionais do SUS para  que a saúde do paciente seja tratada de uma maneira integral, livre de discriminação e preconceitos”, afirma.

Ainda de acordo com Luisa Silveira, a adoção do nome social para travestis e transexuais nos diferentes serviços de saúde é outro importante desafio da área. “Desde 2013 o nome social pode ser adotado no cartão do SUS, o que representa um grande avanço. Mas precisamos lembrar que a barreira no acesso de transexuais e travestis aos serviços de saúde começa pela não adoção do nome social na recepção dos atendimentos, o que provoca constrangimento”, explica.

1ª Semana da Diversidade Sexual e da Cidadania LGBT

Para celebrar a Semana da Diversidade Sexual e Cidadania LGBT, uma série de atividades está sendo realizada numa parceria entre a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC), SES-MG, outras Secretarias e órgãos do Governo de Minas Gerais, sociedade civil e movimentos sociais. O objetivo é dar visibilidade à população de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais e à luta contra a LGBTfobia. Clique aqui e confira a programação de atividades.

 

Autor: Jéssica Gomes

Rolar para cima