SES-MG marca presença no Simpósio Centro Oeste de Estomaterapia

Imagem

A Estomaterapia é uma especialidade da enfermagem que trata de técnicas ou práticas terapêuticas de tratamento, assistência e reabilitação de pacientes com feridas crônicas ou agudas ou ainda com estomias ou incontinências (urinária ou anal), além de fístulas, drenos e tubos. Para discutir os últimos avanços no cuidado de pessoas com estomias, foi realizado entre os dias 15 e 18 de setembro, em Brasília-DF, o Simpósio Centro Oeste de Estomaterapia.

Na oportunidade, a convite da Associação Brasileira de Estomaterapia (SOBEST), o servidor da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e enfermeiro estomaterapeuta, Mauro Ribeiro, que trabalha na Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência (CASPD), realizou o lançamento e a divulgação da “Linha de Cuidados da Pessoa Estomizada”. Clique aqui e confira a nossa galeria de fotos.

Trata-se de uma publicação da SES-MG – de autoria da Prof. Dra. Eline Lima Borges e de Mauro Ribeiro e que contou também com a colaboração de outros enfermeiros estomaterapeutas de Minas Gerais e de outros profissionais de saúde. O objetivo da obra é subsidiar os enfermeiros de todos os serviços da Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência do Sistema Único de Saúde (SUS) no Estado.

Ainda no simpósio houve a distribuição de exemplares da obra, autógrafo e fotos com os autores. “A repercussão da ida da Secretaria ao evento foi muito positiva, gerando grande interesse da comunidade científica da estomaterapiade todo Brasil não só sobre a obra, mas como também do trabalho da Coordenação de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência da SES-MG em relação à atenção à saúde da pessoa estomizada”, comenta Mauro.

Conhecer para cuidar melhor

O site da SES-MG possui espaço de informação sobre a atenção à saúde da pessoa com deficiência. Por meio do link (www.saude.mg.gov.br/deficiencia), o usuário acessa informações sobre a Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência de Minas Gerais, bem como a relação de serviços de reabilitação do SUS no Estado. Por meio do link “Ostomia”, o usuário tem acesso a informações básicas sobre o estoma, a bolsa coletora, dicas de reabilitação e sobre o acesso aos Serviços de Atenção à Saúde da Pessoa Estomizada.

Já para receber as bolsas coletoras, que são disponibilizadas pelo SUS, a pessoa estomizada deve agendar consulta no serviço de referência na sua região e, neste dia, levar o relatório do médico que a operou ou sumário de alta. Existem vários tipos de bolsas e sua indicação depende do tipo de estoma, tipo de material eliminado, idade, estilo de vida, presença de alterações no estoma ou pele ao redor e diversos outros fatores que serão avaliados pela equipe de saúde e pela pessoa estomizada.

 

Autor: Wander Veroni

Rolar para cima