SES-MG discute ações para promoção da saúde nas escolas

Imagem

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realizou hoje, 30/04, na Cidade Administrativa, a reunião bimestral do Grupo de Trabalho Intersetorial Estadual (GTI-E) do Programa Saúde na Escola (PSE). Com o objetivo de discutir as linhas de atuação do programa para os próximos meses e buscando fortalecer e incentivar os grupos de trabalho nos municípios, a reunião destaca a importância da articulação entre saúde e educação para a promoção da saúde dos educandos e da comunidade escolar. 

Para a coordenadora de Ações de Promoção à Saúde e Controle de Tabagismo, Nayara Resende Pena, as reuniões do grupo de trabalho possibilitam discutir de forma intersetorial e intrasetorial as necessidades de saúde das crianças e adolescentes nas escolas. “O ambiente escolar é um espaço adequado para promover a saúde. Isso porque é um local aberto à educação e ao enfrentamento de vulnerabilidades que comprometem o desenvolvimento dos estudantes”, disse.

Durante o encontro do grupo de trabalho, foram definidas três linhas de ação do programa no estado. A ampla divulgação do Decreto Estadual Nº 47.557, de dezembro do ano passado, estabelece que todas as escolas públicas e privadas de Minas Gerais devem seguir uma série de ações para promoção da alimentação adequada, saudável e sustentável, incluindo o incentivo ao consumo de alimentos como frutas, legumes e verduras. O decreto também proibiu o fornecimento e a comercialização de produtos e preparações com altos teores de calorias, gordura saturada, gordura trans, açúcar livre e sal, ou com poucos nutrientes.

A segunda linha de ação diz respeito à divulgação de vídeos educativos que foram desenvolvidos em parceria com o Hospital das Clínicas da UFMG. Os vídeos são pílulas de cinco a oito minutos, voltadas para os docentes, com estratégias para discutir, em sala de aula, assuntos de interesse dos adolescentes e que incidem diretamente na saúde como bullying, redes sociais, entre outros. 

Também foi discutida uma proposta para construção de cadernos temáticos sobre saúde na escola. Voltados também para os professores, os cadernos pretendem discutir temas sobre a saúde de adolescentes usando uma linguagem adequada ao cotidiano escolar. 

Saúde na Escola

O Programa Saúde na Escola (PSE) é fruto da parceria do Ministério da Saúde com o Ministério da Educação e tem como objetivo desenvolver ações de promoção à saúde entre crianças e adolescentes. Contempla os diversos assuntos relacionados à saúde, focando não apenas temas referentes a doenças, mas ao bem-estar psíquico e social.

O objetivo do programa não é apenas capacitar e formar multiplicadores e sim, através deles, desenvolver ações mensais nas escolas em parceria com o Programa de Saúde da Família (PSF) da área de abrangência, com intuito de envolver o adolescente, dando aos jovens condições para reflexão sobre as informações que irão receber, aprendendo a manejá-las e tomando decisões seguras para suas vidas.

O programa funciona por meio de grupos de trabalho em nível federal, estadual e municipal. O grupo de trabalho estadual é formado por profissionais de diferentes áreas de atuação, predominantemente das Secretarias de Estado de Saúde, de Educação, de Planejamento, de Defesa Social, de Desenvolvimento Social e Esporte e da Universidade Federal de Minas Gerais – Setor da Saúde do Adolescente do Hospital das Clínicas.

O grupo estadual é responsável pelo fornecimento de subsídios teóricos e técnicos, visando à implantação, implementação e monitoramento do Programa nos municípios. Em Minas, 842 municípios estão aderidos ao PSE, tendo nos territórios municipais os Grupos de Trabalho Intersetoriais Municipais (GTI-M).

 

Autor: Juliana Gutierrez

Rolar para cima