A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais inaugurou na última sexta-feira, dia 19 de dezembro, a reforma do prédio da Regional de Pedra Azul. O investimento do Governo de Minas no valor R$ 983 mil possibilitou a ampliação das instalações do prédio, troca de telhados, pisos e pintura. O pátio, que era de terra, recebeu bloquetes e a Assistência Farmácia, a Assistência Técnica de Informática, o Núcleo de Gestão Regional e a Assessoria de Comunicação Social contam, agora, com um espaço próprio.
De encontro com a proposta da Vigilância em Saúde e de aproximação da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, a Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul adaptou uma sala onde todos esses núcleos trabalham em um espaço único, o que proporciona maior aproximação entre os técnicos e o serviço que tem de ser realizado de forma integrada. O auditório também teve melhorias significativas, com a retirada dos pilares centrais, que atrapalhavam os convidados visualizarem as apresentações e o palestrante. O almoxarifado teve seu espaço ampliado e a guarita também foi reformada. “Antes nós tínhamos um espaço de uma ampla sala de ‘arquivo morto’, que acumulava muitas caixas e papéis, porém, sem muita finalidade. O que fizemos foi aproveitar esse espaço para criarmos a sala da Educação Permanente e um segundo auditório, tendo em vista a grande demanda de cursos que temos na região”, disse a diretora da GRS Pedra Azul, Djanira Araújo.
O evento contou com a presença da Diretora da GRS Pedra Azul, Djanira Araújo, do Secretário Municipal de Governo de Pedra Azul, Carlos Veloso, que estava representando o prefeito, Daniel Pires, do Secretário Municipal de Saúde de Pedra Azul, Maurílio Morais, e dos servidores da Regional de Pedra Azul.
Avaliação da Gestão da Saúde
Na solenidade, a diretora também enfatizou os avanços na área da saúde nos últimos 3 anos, entre eles, as implantações da Rede de Urgência e Emergência das Macros Nordeste e Jequitinhonha, a hemodiálise em Itaobim, as cirurgias eletivas de catarata em Jequitinhonha, e os CAPS 1, 2, i e AD em diversos municípios da região. “Conseguimos ampliar o número de equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) de 103 para 120 equipes e os Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) passou de 6 para 14 equipes em dois anos”, comemorou.
Autor: Allan Campos