O Conselho dos Secretários Municipais de Saúde de Minas Gerais, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, deu início nesta quarta-feira, 21/11, à 2ª oficina de capacitação dos apoiadores em Regulação, com o objetivo de preparar os profissionais selecionados a atuarem em seus respectivos territórios. O evento tem a participação dos Coordenadores dos Núcleos de Regulação Regionais da SES/MG e membros do nível central da SES/MG.
A Superintendente de Programação Assistencial da SES/MG Vânia Drummond, representando também a Subsecretaria de Regulação em Saúde da SES/MG, abriu o evento dando boas vindas aos presentes.
Iniciando as exposições dialogadas, Christiane Tavares, Diretora de Gestão de Contratos em Serviços de Saúde, abordou o tema: Instrumentos contratuais e o Projeto Apoiador em Regulação. Christiane destacou alguns desafios como a necessidade de formalizar vínculos com os prestadores do Sistema Único de Saúde. Em seguida, ainda pela manhã, os apoiadores em Regulação, juntamente com os Coordenadores dos Núcleos de Regulação Regionais e membros do nível central da SES/MG presentes, discutiram e fizeram um consolidado sobre suas experiências vivenciadas até o momento nos municípios. Este resumo será apresentado amanhã pelos próprios apoiadores.
Na parte da tarde, Kátia Ávila Del Bizoni, Especialista em Políticas e Gestão de Saúde da Superintendência de Atenção Primária à Saúde explanou sobre o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES) e a Atenção Primária, com a colaboração de Eduardo Campos, Coordenador de Cadastros Assistenciais da SES/MG. Segundo Kátia, a proposta da discussão é alinhar questões de áreas que mantém uma interface. “Sabemos das dificuldades existentes por isso precisamos tentar refinar as ações, trabalhando os instrumentos, reconhecendo os desafios e possibilitando o aperfeiçoamento das atividades, o que irá refletir num funcionamento eficaz”, assegura.
A última a palestra foi a da Diretora da Auditoria Assistencial da SES/MG, Regiane Magalhães. O objetivo de sua apresentação foi esclarecer detalhes sobre a auditoria e a atenção primária. “A auditoria realiza um conjunto de ações que visam o controle prévio, concomitante e subseqüente da legalidade e regularidade do ato técnico-operacional, bem como à análise dos sistemas de saúde, dos procedimentos e resultados das ações e dos serviços de saúde oferecidos pelo poder público”, afirmou.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Nathalia Freitas – Assessora de Comunicação COSEMS/MG