SES divulga balanço da Rede Estadual de Mobilização Social

Crédito: Divulgação

O Núcleo de Mobilização da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES) realiza diversas ações para a promoção e prevenção da saúde nas cidades mineiras. Por meio de parcerias, o núcleo visa formar uma rede estadual que abrange todos os segmentos da sociedade, independente de credo, etnia ou qualquer outra distinção sócio-política, econômica ou cultural.

Um dos destaques do mês de abril foi a iniciativa do padre Robson Antônio Leite, pároco da cidade mineira de Virgínia. Em parceria com o serviço municipal de saúde, iniciou uma campanha de controle da dengue, fazendo uma recomendação diária, no final de cada missa ministrada.

Com o intuito de orientar a população e tornar rotineira a vigilância contra a dengue, o padre passou a encerrar o preceito alertando sobre o tema. “Atenção: foram encontrados focos do mosquito da dengue em nossa cidade. Fiquem atentos ao seu quintal, pois as cidades da região estão infestadas e com muitos casos de dengue já diagnosticados. Não queremos ficar doentes por irresponsabilidade sua. Faça a sua parte”.

Esse é um exemplo das várias ações de mobilização social desenvolvidas pela Rede Estadual de Mobilização Social, no mês de abril de 2015. No total, foram contabilizadas 237 ações de mobilização realizadas pelos Núcleos Municipais, sendo 181 ações referentes ao Programa Permanente de Enfrentamento da Dengue e 56 ações referentes ao Programa Viva Vida que visa à redução da mortalidade materna e infantil.

Além disso, no mesmo período, foram criados 03 novos Núcleos de Mobilização. Os municípios de Lontra e Japonvar, pertencentes à Regional de Saúde de Januária e Madre de Deus, da Regional de São João Del Rei, passaram a relatar ações específicas para sensibilizar a sociedade em questões relativas ao combate à dengue e para a redução da mortalidade materna e infantil. Atualmente, de acordo com os dados extraídos do sistema CRM, contamos com 577 Núcleos Municipais de Mobilização Social.

Autor: Ana Rita Fernandes

Rolar para cima