SES distribui Guia do Viajante em pontos turísticos do estado

Imagem

Mais de 200 mil cartilhas estarão disponíveis a partir desta sexta-feira (29/05) em hotéis, igrejas, shoppings e pontos turísticos.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) inicia nesta sexta-feira (29/05) a distribuição do Guia do Viajante. O material, que traz informações sobre cuidados com a saúde, vacinas, doenças de ocorrência no estado e orientações sobre acesso ao serviço público de saúde para casos de urgência e emergência, estará disponível em locais de grande circulação de turistas e visitantes, como hotéis, shoppings, igrejas, centrais de informações e pontos turísticos. Serão disponibilizados mais de 200 mil cartilhas. 

Para facilitar a circulação de todo o material e garantir que as informações cheguem aos viajantes, a SES estabeleceu parcerias com cerca de 140 instituições públicas e privadas dos setores de transporte, hotelaria, cultura e entretenimento. O material é de distribuição gratuita.

Informações ao Viajante

O Guia do Viajante traz informações sobre a importância de manter a caderneta de vacinação em dia para evitar doenças que circulem no estado e também aquelas já erradicadas, mas que podem ser importadas de outros locais com o aumento do fluxo de pessoas vindas de várias partes do País e do mundo, como sarampo, rubéola, poliomielite, etc.

Há ainda orientações sobre a necessidade de que o viajante fique atento às doenças endêmicas das regiões que pretende visitar, para que haja tempo hábil de imunização entre o recebimento da vacina e o início da proteção, como é o caso da vacina contra a febre amarela, que leva 10 dias para a reação no organismo.

Vacinas do calendário básico de vacinação do Ministério da Saúde, como as contra gripe, febre amarela, tétano dupla bacteriana (tétano e difteria), sarampo, rubéola, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), poliomielite, hepatites A e B, estão disponíveis na rede pública de saúde.

Informações sobre o acesso à rede pública de urgência e emergência também estão contempladas no guia, com endereços dos hospitais e Unidades de Pronto Atendimento, número de telefone do SAMU e explicação sobre o funcionamento da rede.

Cuidados com a alimentação, consumo de água tratada e alimentos seguros, também são abordados na cartilha, bem como orientações de onde buscar auxílio para casos de diarréias e mal estar após a ingestão de alimentos.

Acesse ao guia aqui.

Autor: Giselle Oliveira

Rolar para cima