SES capacita técnicos da regional de Pedra Azul

Imagem

A Gerência Regional de Saúde de Pedra Azul realizou, nos dias 17, 18 e 19 de março, na Universidade Aberta do Brasil (UAB) de Pedra Azul, uma capacitação sobre o Sistema de Informação da Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA) e Gerenciamento de Ambiente Laboratorial (GAL) Ambiental.

Crédito: Allan Campos

Segundo a Coordenadora da Epidemiologia da GRS Pedra Azul, Karla Brito, o objetivo da capacitação é qualificar os técnicos dos 25 municípios da região Nordeste de Minas para se familiarizarem com os recursos programa SISAGUA e GAL Ambiental, visando garantir resultados que assegurem a qualidade da água, evitando riscos e agravos à saúde humana. “Muitas das atividades que antes eram realizadas pela Regional de Saúde, estão, aos poucos, sendo descentralizadas para os municípios, para que os técnicos e gestores municipais tenham uma maior autonomia na gestão da informação”, explicou.

Uma novidade repassada durante a capacitação é que aqueles municípios que estiverem estruturados, com laboratório e farmacêutico, poderão, se quiserem, solicitar ao Estado a descentralização completa do serviço de análise da água. “Neste caso, o município não precisa encaminhar para a GRS a água para a análise. O próprio município poderá analisar a água e emitir o laudo”, disse a Referência Técnica do SISÁGUA, Cíntia Duarte, ao ressaltar que para isso é necessário que o município comprove que realmente tem condições de executar o serviço com qualidade.

SISÁGUA

O SISAGUA foi criado em 2001 e recebeu diversas melhorias ao longo dos anos, sendo um instrumento do VIGIÁGUA que tem como finalidade auxiliar o gerenciamento de riscos à saúde associados à qualidade da água para consumo humano, como parte integrante das ações de prevenção dos agravos transmitidos pela água e de promoção da saúde, previstas no Sistema Único de Saúde.

Esse gerenciamento é realizado a partir dos dados gerados rotineiramente pelos profissionais do setor saúde e responsáveis pelos serviços de abastecimento de água, tendo como referência a norma de potabilidade vigente, visando promover a melhoria da qualidade da água destinada à população, a partir da geração de informações em tempo hábil para planejar, tomar decisões e executar ações de saúde relacionadas à água para consumo humano.

 

Autor: Allan Campos

Rolar para cima