SES apresenta os Planos Macrorregionais de Saúde do Planejamento Regional Integrado

Crédito: Fábio Marchetto

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em conjunto com o Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Minas Gerais (Cosems), promoveu nesta sexta-feira (25/08) uma oficina para apresentação dos Planos Macrorregionais de Saúde do Planejamento Regional Integrado de Minas Gerais. O evento foi realizado no Ouro Minas Hotel para um público superior a 200 pessoas.

Segundo Ricardo Assis Alves Dutra, diretor de Articulação Regional de Políticas de Saúde e coordenador do Grupo Condutor Estadual do PRI-MG, a oficina é parte do processo de construção do Planejamento Regional Integrado (PRI) da Secretaria estadual. “Esse planejamento visa identificar as necessidades da região de saúde, definir uma prioridade para essa região e fazer um plano de ação, com a participação do Estado, dos municípios e da União”, explica o diretor. “É um processo ascendente, vem com a proposta dos municípios e tem a participação das nossas Unidades Regionais de Saúde (URS). Há toda uma discussão na região para levantamento de dados e de parâmetros assistenciais da rede existente hoje no território”, completa.

O diretor de Articulação Regional explica que a oficina desta sexta-feira teve como objetivo apresentar aos gestores o levantamento de dados visando a pactuação na Comissão Intergestores Bipartite (CIB) da proposta de planejamento por Macrorregião de Saúde ainda em 2023. “É a primeira vez que é feito isso no estado de Minas Gerais. Ouvimos todas as Macrorregiões de Saúde e, com base nessa demanda regional, vamos fazer políticas específicas de enfrentamento dos problemas hoje elencados pela região”, afirma Dutra.

O PRI é parte do processo de planejamento do SUS, devendo promover a equidade e contribuir para a organização dos serviços e ações de saúde. O PRI-MG faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadisus), sendo suas diretrizes construídas em conjunto pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), Ministério da Saúde (MS), Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC) e Beneficência Portuguesa (BP).

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima