O clima seco e frio característico do inverno pede cuidados especiais com a saúde. Nesta época do ano a população está mais suscetível a doenças respiratórias, devido às características climáticas como diminuição da qualidade do ar e mudanças bruscas de temperatura. Para se proteger, a Secretaria de Estado de Saúde (SESMG) recomenda algumas medidas simples, porém eficazes, para problemas com a saúde.
O Coordenador de Pneumologia Sanitária da SES, Edílson Corrêa de Moura,explica que as doenças respiratórias se dividem em dois tipos, as agudas e as crônicas. “Asma, bronquite e pneumonia são exemplos de doenças crônicas e estão entre as que mais lotam os centros de saúde durante essa época do ano”, afirma Corrêa.
O exemplo mais característico de doença respiratória aguda é a gripe, frequente durante o clima mais frio. Para evitar o contágio, cuidados simples devem ser tomados, como não permanecer em locais fechados, lavar sempre as mãos com água e sabão e ao espirrar ou tossir cobrir boca e nariz usando a parte superior das mangas da roupa e não as mãos. Também é preciso ficar atento às mudanças bruscas de temperatura, que favorecem o aparecimento dessa doença.
Os sintomas da gripe estão relacionados ao comprometimento das vias aéreas superiores, como congestão nasal e coriza, além de tosse, rouquidão, febre, mal-estar, dores musculares e cefaleia. “A gripe demanda um gasto energético grande do corpo, com enfraquecimento transitório dos organismos de defesa do organismo. Isso favorece o aparecimento de outras doenças, como a pneumonia”, explica Corrêa.
Outra grande reclamação está relacionada às alergias respiratórias, especialmente à rinite. O clima seco prejudica o desenvolvimento do fator causador das alergias, os ácaros (seres microscópios que vivem em locais quentes e úmidos, especialmente cobertores, travesseiros e tapetes). No entanto, Corrêa explica que a baixa umidade do ar favorece a irritação das mucosas respiratórias, o que agrava a rinite. “Nesses casos é recomendável beber muita água e se necessário utilizar aparelhos para umidificação do ar”, afirma.
Prevenção
Manter hábitos saudáveis é a principal forma de se proteger durante o clima seco e frio. Beber bastante água, ter uma alimentação saudável, praticar atividade física, não fumar e manter a vacinação em dia são boas dicas para quem deseja manter a saúde. Cuidados especiais devem ser tomados por crianças menores de seis meses, idosos e principalmente por portadores de doenças respiratórias crônicas. “Este último grupo é o que está mais exposto a sofrer com o clima seco e por isso deve ficar mais atento aos cuidados com a saúde”, finaliza Corrêa.
Autor: Jéssica Gomes