Servidores recebem orientações sobre cuidados na preparação e armazenagem de alimentos

Imagem

A programação da Semana de Atividades Físicas na Cidade Administrativa contemplou nesta terça-feira, 07/04, uma palestra sobre segurança alimentar e os passos para manter uma alimentação saudável dentro e fora do ambiente de trabalho

Ministrada pela educadora popular em segurança alimentar, Ângela Almeida, a conversa teve como foco principal as cinco chaves para manter uma alimentação segura e os cuidados necessários na hora de manusear e preparar os alimentos. Além dos cuidados especiais de armazenamento que devem ser observados por aqueles que trazem os próprios alimentos em marmitas. “Hoje a palestra é voltada principalmente para o trabalhador. Praticamente 1/3 de nossas vidas são passados no local de trabalho. A proposta é que a gente consiga orientar o trabalhador para que ele tenha uma alimentação melhor e uma melhor qualidade de vida”, explicou Almeida.

Segundo a palestrante, mais de 200 doenças podem ser transmitidas através de alimentos. Os trabalhadores que trazem marmitas devem estar atentos ao tempo entre o preparo e o consumo dos alimentos e às formas corretas de armazenagem e refrigeração. “O ideal é que os alimentos sejam preparados e consumidos em no máximo 24 horas. Evitem trazer na segunda-feira aquela comida preparada no sábado, por exemplo. As saladas devem estar em uma vasilha separada e devem ser trazidas sem temperar, pois podem formar água e favorecer a proliferação de bactérias. As verduras de folhas também devem ser trazidas sem tempero e preferencialmente bem secas”, orientou.

Em relação ao melhor tipo de embalagem para o acondicionamento da comida, a orientação é que os trabalhadores deem preferência às marmitas de vidro ou que o alimento seja aquecido em um prato, quando a marmita for de plástico. Isso porque o aquecimento dos vasilhames plásticos podem liberar toxinas do material e contaminar o alimento.

Outro ponto de atenção é a refrigeração dos alimentos. A temperatura entre 5ºC e 60º C deve ser evitada, já que este é o intervalo no qual os microorganismos se multiplicam com maior velocidade. “Se você não quiser manter sua marmita na geladeira no local do trabalho, utilize uma bolsa térmica. Basta deixa-la no congelador de um dia para o outro e colocar junto com a marmita para manter a temperatura segura”, sugeriu Almeida.

Outra dica é separar os alimentos crus dos alimentos cozidos para evitar a contaminação cruzada, que é quando um alimento transmite a outro microorganismos que podem causar doenças.

Os trabalhadores também receberam dicas de limpeza e organização da geladeira e puderam assistir a um documentário que expôs os perigos de uma alimentação com excesso de gorduras, açúcares e sal, principalmente para as crianças. Além de informações sobre os cuidados para não abusar dos produtos industrializados que se apresentam como uma alternativa saudável, mas que concentram altas taxas dessas substâncias, além de serem altamente calóricas, levando a um aumento em casos de obesidade e outras doenças ligadas ao excesso de peso, como diabetes e hipertensão. “A gente se sente meio que enganado. Eu acreditava que tomar suco de caixinha era mais saudável que tomar refrigerante. Vi que não e que o mais saudável seria o suco natural”, afirmou Janaina Paloma de Oliveira, da coordenação de doenças e agravos não transmissíveis.

A programação da Semana da Atividade Física segue até a próxima  sexta-feira com  aulas de dança, práticas corporais com o grupo de luta (muay thai) “Orleans Team”, exibição do filme “Luta pela Vida” e brincadeiras típicas da infância com o grupo de teatro “Teatro em Cena”. A programação completa pode ser consultada no site www.saude.mg.gov.br.

Confira no vídeo abaixo algumas importantes dicas para conservar a comida que você leva para o trabalho. 

Autor: Giselle Oliveira

Rolar para cima