A servidora da Regional de Saúde de Uberaba, Ivone Maria de Melo Carneiro, apresenta nesta sexta-feira (18/11), a partir das 13h, o trabalho de mestrado dela na área de Vigilância em Alimentos, durante o Iº Encontro: Desafios na Formação dos Profissionais da Área de Alimentos, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
O evento terá a presença de profissionais da área de alimentos e afins como a Associação dos Municípios da Microrregião do Vale do Rio Grande (AMVALE), Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais (SEBRAE), entre outros.
Ivone, que também atua como fiscal sanitária da Regional de Saúde de Uberaba, conta que desenvolveu sua tese de mestrado na qual construiu um painel de bordo que permite observar a articulação entre Vigilância Sanitária, Conselhos Profissionais e Instituições de Ensino Superior.
Segundo ela “os resultados da pesquisa de mestrado demonstraram um distanciamento entre órgãos que exercem influências tanto na formação quanto na atuação profissional dos graduandos da área de alimentos e um percentual significativo de alunos, mais de 50%, por exemplo, desconhecem assuntos previstos nas normas sanitárias. Tais fatos são preocupantes, portanto viabilizar um encontro entre esses órgãos é a retribuição que posso dar à sociedade como forma de motivar o diálogo entre as partes em prol da produção do alimento seguro ao consumo” afirma.
O resultado deste trabalho é o lançamento do Manual Técnico Mãos à Regularização Sanitária e o site www.regularizacaosanitaria.
Para o coordenador de Vigilância em Saúde da Regional Uberaba, Maurício de Oliveira, “o evento hoje, envolvendo representação ampla de instituições de ensino, conselhos de classe e instituições de apoio e fomento ao mercado, é uma oportunidade única de juntar vários interessados em proporcionar melhor formação profissional e aprimorar a atuação de profissionais da área de alimentos. Nós, da vigilância em saúde, temos muito interesse em ações que contribuem para a entrega de alimentos mais seguros e de maior qualidade à população”.
Autor: Sara Braga