Seminário em Minas Gerais reforça a Atenção Primária e o cuidado nos territórios de saúde

Encontro reúne gestores e profissionais para discutir equidade, vínculo e qualidade do cuidado na rede de saúde pública mineira

Gestores e profissionais de saúde de todas as regiões do estado se reuniram nesta quinta-feira (23/10), em Belo Horizonte, para o primeiro dia do Seminário da APS nos Territórios: Equidade, Vínculo e Qualidade no Cuidado. O evento, que segue até esta sexta-feira (24/10), tem como foco o fortalecimento da Atenção Primária à Saúde (APS) em Minas Gerais, com discussões sobre novas estratégias de cuidado, financiamento e integração entre os diferentes níveis do Sistema Único de Saúde (SUS).

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, destacou a importância da APS como eixo estruturante do SUS mineiro.

“O núcleo da nossa visão é a atenção primária resolutiva e universal. Hoje temos mais de 300 Unidades Básicas de Saúde sendo construídas em Minas e alcançamos 98% de cobertura de equipes de Saúde da Família. Isso só é possível porque acreditamos na promoção e na prevenção da saúde e no cuidado próximo da população”, afirmou.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde da SES-MG, Camila Oliveira, reforçou que o seminário é um marco na qualificação da APS mineira.

“Estamos recebendo representantes de todos os 853 municípios e das 28 Regionais de Saúde. O evento discute os novos indicadores de financiamento federal, com foco em áreas como saúde da mulher, da criança, do idoso e do adolescente. Esses parâmetros ajudam a fortalecer o vínculo das equipes com seus territórios e a ampliar a integralidade do cuidado”, explicou.

Integração e fortalecimento do SUS

Com uma programação voltada à troca de experiências, o seminário tem reunido gestores municipais, técnicos e representantes das três esferas de governo para debater estratégias que aproximem a atenção básica das necessidades locais. A proposta é fortalecer o trabalho conjunto entre União, Estado e municípios, aprimorando o atendimento nos territórios e garantindo mais resolutividade aos serviços.

A superintendente estadual do Ministério da Saúde em Minas Gerais, Maflavia Ferreira, destacou que o evento simboliza essa união entre as diferentes instâncias de gestão.

“A boa articulação entre o Ministério, o Estado e os municípios resultou nesse auditório cheio. Essa presença mostra o comprometimento de todos com o fortalecimento da atenção primária”, avaliou.

Já o secretário adjunto da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Ilano Barreto, completou destacando o caráter coletivo da construção da APS.

“Nós não construímos a Atenção Primária sozinhos. Ela é resultado de diálogo e parceria. E este auditório cheio é o principal indicador de que a Atenção Primária é prioridade em Minas Gerais”, afirmou.

Organização da Atenção Primária

A Atenção Primária à Saúde é reconhecida como o primeiro nível de atenção do SUS e o principal elo entre os cidadãos e a rede de saúde. Em Minas Gerais, a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) organiza e coordena as ações por meio da Superintendência de Atenção Primária à Saúde (SAPS), responsável por elaborar, implementar e avaliar políticas e estratégias voltadas para o cuidado integral.

Rolar para cima