Seminário discute educação em saúde ambiental em Valadares

Com o objetivo de fomentar o desenvolvimento de ações de educação em saúde ambiental, a  Superintendência Regional de Saúde de Governador Valadares (SRS-GV) promoveu em parceria com a Fundação Nacional da Saúde (Funasa) do Ministério da Saúde, no auditório da Prefeitura Municipal de Governador Valadares, um seminário regional sobre o Programa de Fomento às Ações em Saúde Ambiental. Participaram prefeitos, gestores de saúde e técnicos das áreas de Vigilância Ambiental e Promoção à Saúde de 51 municípios da região leste.

Segundo o educador em Saúde Ambiental da FUNASA, Joaquim Francisco de Lima, o objetivo do programa é promover a saúde e contribuir para a melhoria da qualidade de vida de diferentes comunidades e grupos populacionais.  “Neste evento iremos prioritariamente divulgar o futuro edital de chamamento público a ser publicado, estimulando, mobilizando e apoiando os municípios para que elaborem projetos significativos de educação ambiental”, afirmou.

Francisco Lima acrescentou ainda que os critérios de elegibilidade e prioridade para aprovação dos projetos municipais pela Funasa serão para aqueles municípios com baixo índice de Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e com comunidades especiais remanescentes de quilombos, reservas extrativistas, assentamentos de reforma agrária e ribeirinhas, além daqueles com cooperativas e associações de catadores de materiais recicláveis.

As ações deverão estar voltadas para uma Educação continuada para o cuidado com o meio ambiente, evitando vários tipos de doenças como Dengue, chagas, leishmaniose, além de melhoria das condições de moradias, abastecimento de água, esgotamento sanitário e reciclagem de materiais.

A superintendente Regional de Saúde de Governador Valadares, Sheila Furbino, destacou que a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) apoiará sempre ações que representem benfeitorias para a população, principalmente aquelas voltadas para a área de saúde. “Faço um apelo aos municípios de nossa região para que não percam a oportunidade de enviar seus projetos que representam um bom incentivo financeiro as ações de educação em saúde”, frisou.

A prefeita de Tarumirim, Dalva de Oliveira, achou muito interessante as propostas do programa. “Já orientei o gestor municipal de saúde e o técnico de meio ambiente, que estão participando desta reunião, para que retornando ao município elaborem projetos voltados para Educação em Saúde Ambiental, como seminários e outras ações”, finalizou.  

Autor: Frederico Bussinger

Rolar para cima