Com o objetivo de promover a qualificação das ações de vigilância em saúde ambiental e do trabalhador no Norte de Minas, levando em conta as necessidades e especificidades da região, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) realiza nos dias 27 e 28/8, em Montes Claros, o Seminário Macrorregional de Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador. Entre outros temas, serão debatidas questões sobre o câncer relacionado ao trabalho e o impacto das queimadas e da seca na saúde pública.
Mais de 350 profissionais de municípios da área de atuação da Superintendência Regional de Saúde (SRS) de Montes Claros e das Gerências Regionais de Saúde (GRS) de Januária e Pirapora se inscreveram para participar do evento, que ocorre a partir das 8h, no auditório do Colégio Tiradentes.
“Pelo número de profissionais inscritos, as questões relacionadas à saúde ambiental e do trabalhador tem despertado interesse de pessoas atuantes nos mais diversos segmentos profissionais, incluindo a área da saúde, além de professores, pesquisadores e universitários”, destaca Agna Soares da Silva Menezes, coordenadora de vigilância em saúde na SRS de Montes Claros.
“Com a realização de seminários nas macrorregiões do estado, a SES-MG estimula o fortalecimento das ações intersetoriais, o compartilhamento de experiências e a atualização de conhecimentos entre os profissionais de saúde, visando a ampliação da capacidade de prevenção, identificação e resposta aos agravos relacionados aos ambientes e condições de trabalho”, completa Agna Menezes.
Programação
Quarta-feira, 27/8, o Seminário será aberto às 9h, com a realização de mesa redonda abordando os temas “Olhares Cruzados: A Interseção entre Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador em Minas Gerais”; e “Panorama da Vigilância Ambiental e da Vigilância em Saúde do Trabalhador no Âmbito da Macrorregião de Saúde Norte’.
As discussões terão a participação de Fellipe Antônio Andrade Chaves, do Departamento de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador no Ministério da Saúde; Rita de Cássia Rodrigues, coordenadora de vigilância epidemiológica na SRS Montes Claros; Elisângela Ribeiro Barros e Demerson Rodrigues Batista, referências técnicas das Gerências Regionais de Saúde de Pirapora e Januária, respectivamente.
A partir das 11h, a “Vigilância do Câncer Relacionado ao Trabalho” será abordado por Cristiane Moreira Magalhães Andrade, da Coordenação de Vigilância em Saúde do Trabalhador na SES-MG; Veralúcia Xavier Leão, do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest) de Montes Claros; e Carla Thomaz, do Cerest Metropolitano de Belo Horizonte.
A partir das 14h o Seminário terá como foco “As Mudanças Climáticas: o Agravamento dos Eventos por Seca e Estiagem e seus Impactos na Saúde Pública”.
O consultor técnico do Ministério da Saúde, Mayron Moraes Almeida, abordará questões relacionadas ao “Olhar da Saúde nas Queimadas e Incêndios no Período de Seca e Estiagem”. Na sequência, Patrícia Antônio de Brito, referência técnica em vigilância em saúde ambiental na SRS Montes Claros falará sobre “Estratégias de Resposta no Período de Seca e Estiagem na Região Norte de Minas”.
Por sua vez, Rodrigo Silvério de Oliveira Santos, consultor da Coordenação Geral de Vigilância em Saúde do Trabalhador, no Ministério da Saúde, falará sobre “Ações de Vigilância em Saúde do Trabalhador em Situações de Seca e Estiagem”; e Maria Aparecida de Sousa, da Diretoria de Promoção à Saúde da SES-MG, falará sobre a “Atuação da Atenção Primária à Saúde nos Eventos Relacionados ao Período de Seca e Estiagem”.
O primeiro dia do Seminário será encerrado com apresentação de três experiências exitosas implementadas no Norte de Minas, referentes à vigilância em saúde do trabalhador: “Integração entre serviços de saúde para detecção de câncer de pele”; “Uso do padlet como ferramenta facilitadora na vigilância em saúde do trabalhador”; e “Educação em Saúde e promoção da qualidade de vida no trabalho dos agentes de combate às endemias: uma experiência interinstitucional no Norte de Minas”.
Investigação epidemiológica
Quinta-feira, 28/8, a partir das 8h30, o Seminário segue com a realização de palestras e oficinas sobre vigilância em saúde ambiental e do trabalhador, abordando aspectos relativos às estratégias de respostas e investigação epidemiológica das doenças e agravos relacionados ao trabalho.
Durante a oficina de vigilância em saúde ambiental, os participantes terão aula prática de inspeção de carro pipa utilizado para distribuição de água à população em períodos de seca.
A partir das 13h30 a Vigilância em Saúde de Populações Expostas a Agrotóxicos será tema de mesa redonda com a participação de Gabriela Porto Marques, consultora técnica do Ministério da Saúde; Anne Karoline Borges Silva e Fabrício Thomaz de Oliveira Ker, consultores da SES-MG.
O Seminário será encerrado, a partir das 15h, com apresentações de mais três experiências exitosas com foco na vigilância em saúde ambiental: “Atenção integrada das vigilâncias na investigação de surtos de doenças de transmissão hídrica e alimentar: estratégia eficaz de resposta”; “Visualizando o Risco: Georreferenciamento das áreas contaminadas em Montes Claros com apoio do Vigisolo e ferramentas interativas de dados”; e a “Atuação da vigilância em saúde diante de contaminação biológica em quadras de beach tennis”.
Por: Pedro Ricardo
Foto: Agência Minas