O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques participou, na tarde desta quarta-feira (06/02), da solenidade de inauguração da Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera (mãe), em Itabira.
A casa irá oferecer hospedagem, alimentação e atendimento especializado às gestantes de alto risco e mães que acabaram de dar a luz e que necessitam de acompanhamento assistencial. O Governo de Minas, por meio da rede Viva Vida/ Mães de Minas, da Secretaria Estadual de Saúde, repassou R$ 70 mil para construção e custeio da unidade. A instituição é ligada ao Hospital Nossa Senhora das Dores, referência em maternidade da região.
Para o Secretário, o programa Mães de Minas é fortalecedor e prioritário para o governo de Minas. “A nossa contribuição é investir na saúde. Entre tantos desafios, esse recorte materno-infantil é uma clara prioridade do governo do Estado. Temos uma poltíca de atenção à saúde da Mulher e da criança, com a redução da mortalidade materna e infantil e a Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera em Itabira, vem reforçar a preocupação do Estado com a saúde das Gestantes. Itabira é um terreno fértil para se avançar na área”, completou.
Em 2011, o Hospital Nossa Senhora realizou 1.364 partos, uma média de 113 partos por mês e cerca de 15% deles foram gestações consideradas de alto risco. O Hospital Nossa Senhora das Dores é a instituição referência da microrregião no atendimento à gestante de alto risco. A micro de Itabira pertence a macro Centro e é composta por 13 municípios.
Para o Prefeito de Itabira, Damon Lázaro de Sena, a parceria com o Governo de Minas é de grande importância para a Saúde no Município. “Esta obra inaugurada hoje não aconteceria sem as parcerias criadas, principalmente com o Estado, para o avanço no acesso da nossa população à saúde. A casa irá promover um maior conforto e amparo as gestantes de alto risco do município e região”, finalizou.
Conforto e segurança
A Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera, que possui 12 camas para acolher gestantes de alto risco que necessitem de acompanhamento e observação, irá hospedar mães, cujos filhos se encontram internados em Unidades Neonatais. Mantendo-as próximas aos bebês, fortalecendo o vínculo afetivo entre eles e permitindo que a mulher acompanhe de perto a evolução clínica do filho(a), além de estimular e incentivar o aleitamento materno. A alimentação será fornecida pela instituição sendo que a hóspede terá a liberdade de usar a cozinha para preparar um alimento de sua preferência.
Segundo o Provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores, Valquimar José Vaz, a Casa de Apoio à Gestante e à Puérpera de Itabira disponibilizará às gestantes um acompanhamento humanizado. “As gestantes serão avaliadas, diariamente, pela equipe assistencial (médico obstetra e enfermeiro) e acompanhada por técnico de enfermagem 24h. Sempre que necessário serão atendidas pela equipe multiprofissional (assistente social, psicólogo, nutricionista e outros profissionais). Além de receberem alimentação e hospedagem.
Em Minas, existem 14 casas de Apoio à Gestante e à Puérpera e estão ligadas às instituições: Santa Casa de Misericórdia de Barbacena, Hospital Sofia Feldman, Hospital Júlia Kubitschek, Maternidade Odete Valadares, Hospital Regional João Penido, Hospital Regional Antônio Dias, Hospital Regional do Sul de Minas, Irmandade do Hospital Nossa Senhora das Dores, Casa de Caridade de São Lourenço, Santa Casa de São Sebastião do Paraíso, Hospital Santa Rosália, Hospital Escola de Itajubá, Santa Casa de Passos e Hospital Nossa Senhora das Dores de Itabira. Todos são hospitais referência em atendimento à gestante com gravidez de alto risco.Participou, também, da solenidade o Presidente da Irmandade Nossa Senhora das Dores, Dom Odilon Guimarães Moreira, além das autoridades políticas de vários municípios vizinhos.
Hospital Nossa Senhora das Dores e Carlos Chagas
Durante a visita ao município de Itabira, o Secretário se reuniu com a equipe técnica da Secretária municipal de Saúde, no Hospital Nossa Senhora das Dores, para alinhamento em relação à saúde no município.No hospital, o Secretário, também, conferiu o andamento das obras de ampliação da entidade, como a construção do Centro de hemodiálise, ampliação do bloco cirúrgico e a Maternidade.
Atualmente, o hospital realisa mensalmente 12 mil atendimentos por mês. No centro de hemodiálise, que atende mensalmente 123 pacientes, terá capacidade para tratar cerca de 210 pacientes após a ampliação.
O secretário também foi ao hospital Carlos Chagas, onde conferiu as instalações, a construção da UTI adulto que terá capacidade para 14 leitos e também as obras para ampliação da ala de enfermaria para 26 leitos.
O Secretário reafirmou o compromisso e a prioridade do governo do Estado com a saúde da população no município. “Em Itabira temos um pólo de saúde muito importante que atende uma região vasta. Estamos trabalhando no credenciamento da cirurgia cardíaca, as tratativas para realizar o tratamento integral do câncer, por meio de químio e radioterapia. Temos, também, um convênio em análise no valor de R$ 7 milhões para ampliação da hemodiálise. Já liberamos recurso para a construção da UTI Neonatal. Enfim, temos no município muitos trabalhos iniciados e com muitas perspectivas de bons resultados”, finalizou Antônio Jorge.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas. Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Jornalismo SES-MG