O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) Antônio Jorge de Souza Marques visitou nesta quarta-feira, 14/11, o Centro de Recuperação de Dependentes Químicos (CREDEQ), em Ravena. O uso de entorpecentes é um dos problemas mais discutidos na sociedade atualmente. Segundo a ONG Defesa Social, só em Belo Horizonte são consumidas 120 toneladas de drogas por ano. O CREDEQ é uma das instituições que será beneficiada pelo programa Aliança pela Vida.
Durante a visita, o Secretário conheceu as dependências da instituição e pôde ver de perto todo o trabalho de ressocialização realizado pelo CREDEQ. A Comunidade Terapêutica, como são conhecidas instituições como o CREDEQ, oferece aos internos tratamentos médico, psicológico, alimentação e lazer. A instituição conta com piscina, quadra de peteca, campo de futebol, mesa de jogos, playground para o dia de visita, oficinas de música e artesanato e também academia. Atualmente o CREDEQ conta com duas unidades: uma em Ravena e outra em Lagoa Santa. A unidade de Ravena fica localizada na Rua Feirtag, s/n – Bairro Capuã e funciona desde 2001. Atualmente o CREDEQ de Ravena conta com cerca de 43 internos.
Os internos se reuniram na capela do CREDEQ e escutaram do Secretário de Saúde Antônio Jorge que ele se sentia muito à vontade naquele espaço já que sua formação é a psiquiatria e que não mede esforços para melhorar a estrutura de instituições como é a do CREDEQ O Secretário escutou a todos as solicitações dos internos e assegurou que disponibilizaria uma van para o transporte dos familiares, já que o CREDEQ é de difícil acesso.
O Coordenador da Unidade de Ravena, Waltencir de Souza Rodrigues nos conta um relato emocionante de como foi sua passagem pela instituição: “Comecei a usar crack com 27 anos entrei no CREDEQ para iniciar meu tratamento em 01/08/2005. Fiquei seis meses internado. Quando a gente passa por um processo de transformação é sempre doloroso, principalmente saindo do mundo das drogas. Ficar longe da família é o pior, mas com a ajuda dos do CREDEQ eu fiquei totalmente livre das drogas. Vida Nova! Hoje faço curso de Gestão Hospitalar e sou funcionário do CREDEQ”. Questionado se existe cura para o vicio Waltencir é categórico: “Lógico que tem cura. Se a gente acreditar que o tratamento não é eficaz pra que eu vou me tratar? Existe sim ex-viciado é muito importante acreditar na cura”. Waltencir acredita que o auxílio do Governo de Minas Gerais é primordial para tirar as pessoas do vício do crack e enfatiza que a prevenção também tem que ser assunto do Governo para que esse mal da sociedade não destrua mais famílias.
Um dos relatos mais emocionantes foi o de Ênio Barreto de 41 anos: “Comecei a usar o crack em 2005 quando era músico. Toquei em uma banda de axé muito conhecida e em um show em Goiás tive o meu primeiro contato com o crack e depois disso minha vida virou um inferno. Me internei aqui no CREDEQ em 2011. Sofri mais de 6 anos com o vício. Me tratei, mas tive uma recaída e com isso perdi minha esposa que era o mais importante pra mim. Retomei meu tratamento em fevereiro deste ano. Estou há 4 meses em tratamento e quando eu sair daqui irei retomar minhas atividades na prefeitura de Sabará, pois sou concursado e pretendo terminar meu curso de direito que deixei por conta das drogas”.
O psicólogo e psicanalista Rodrigo Vanconcelos Raslan que trabalha no CREDEQ explica que, “do ponto de vista psicológico a gente sistematiza o atendimento individual, ou seja, ele é acompanhado diariamente e também do ponto de vista coletivo. Eu trabalho com o grupo chamado Sentimentos, Conscientização e Adaptação e minha outra colega trabalha com a área de Recaídas, Sentimentos e Conscientização também. Então a psicologia faz esse acompanhamento psíquico diário individual e em grupo. Atendemos também às famílias e o pós tratamento”, completa.
O Programa Aliança Pela Vida:
Lançado em agosto de 2011 o Programa é uma iniciativa do Governo de Minas para enfrentar e enfraquecer a dependência química principalmente no que se refere ao uso do álcool e crack. A ideia é atuar diretamente na repressão do tráfico de drogas e no apoio ao dependente químico, além de capacitar profissionais da área da saúde, assistência social e do sistema de defesa social para o acolhimento e atendimento do usuário de substâncias psicoativas e seus familiares. O Aliança pela Vida é uma parceria entre as Secretarias de Estado de Saúde, Defesa Social, Desenvolvimento Social, Trabalho e Emprego, Educação, Esporte e da Juventude.A Coordenadora do Programa Aliança pela Vida Tanit Jorge Sarsur explica que o Cartão Aliança que é uma das vertentes do programa Aliança pela Vida e que o cartão passou por reformulações e agora seu uso será mais restrito assim se poderá garantir um gasto justo do dinheiro público e mais efetivo já que agora o dinheiro será repassado diretamente para as instituições.
Além do Secretário Antônio Jorge participaram da visita o Pastor Wellington Vieira, fundador e presidente do CREDEQ, presidente nacional da Feteb – Federação das Comunidades Terapêuticas Evangélicas de Minas Gerais. É um dos membros fundadores e atual presidente do Conselho Municipal Antidrogas de Lagoa Santa, membro do Conselho Estadual Antidrogas de Minas Gerais e convidado especial da Pauta Brasil de Combate às Drogas, instituída pelo Congresso Nacional o senhor Marcelo Pontes dos Santos, Presidente da Associação Mineira das Comunidades Terapêuticas e o Subsecretário de Políticas sobre Drogas senhor Clovis Benevides.
Agência Minas, acesse aqui as notícias do Governo de Minas.
Acompanhe também no http://www.youtube.com/agenciaminasgerais
Autor: Verônica Cruz