No dia 27 de setembro, o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, esteve em Governador Valadares, acompanhado pelo secretário adjunto, André dos Anjos, e equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Durante a visita à macrorregião Leste, a comitiva da SES-MG participou da inauguração de leitos para recém-nascidos no Hospital Municipal (HM) de Governador Valadares e discutiu a retomada das obras do Hospital Regional do município.
No HM, o secretário visitou as instalações de dez leitos inaugurados na Unidade de Cuidados Intermediários Convencionais (UCINCO), e de cinco leitos da Unidade de Cuidados Intermediários Canguru (UCINCA). “A concretização de mais espaços de cuidado ao neonato representa mais um ganho, muito importante, para toda a região. Favorece a rede de serviços e impactará positivamente o indicador de mortalidade infantil, que apresenta médias acima da nacional e estadual na região”, comentou Baccheretti.
O superintendente regional de Saúde, Romulo Gusmão, destaca que esses serviços são pré-requisitos para a habilitação do hospital municipal como referência oficial à gestações de alto risco. “A inauguração dos leitos preenche dois requisitos para que o município se habilite novamente ao atendimento de gestação de alto risco, favorece a vinda de recursos financeiros novos à instituição e abre possibilidades ainda maiores de organização da assistência”, afirmou.
Hospital Regional
O secretário adjunto, André dos Anjos, visitou a construção do Hospital Regional de Governador Valadares, na segunda-feira, 27, para visualizar as condições do espaço físico, que terá, em breve, a continuidade das obras.
No dia seguinte, ele apresentou o processo de retomada e conclusão da obra e apontou algumas perspectivas de funcionamento e vocação do mesmo, durante encontro híbrido, no qual participaram o prefeito de Governador Valadares, André Merlo, prefeitos e gestores da região, além de autoridades estaduais e municipais.
André dos Anjos apresentou o processo de término da obra e apontou algumas perspectivas de funcionamento para os alinhamentos devidos sobre esta iniciativa do Governo do Estado. “Esta discussão será integrada junto aos gestores do território para que se defina uma vocação que de fato gere impacto assistencial para os usuários do Leste mineiro”, destacou.
Autor: Igor Simil