Na última sexta-feira, 08 de novembro, o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, inaugurou, na Santa Casa de Caridade de Formiga, no Centro-Oeste de Minas Gerais, 20 leitos de UTI Neonatal que contribuirão para a redução da mortalidade infantil e ampliação do bloco Cirúrgico. A obra, com o nome de “Dr. Concéssio Batista da Costa”, recebeu incentivo de mais de R$1 milhão do governo de Minas e beneficiará toda a população do município e de outras 54 cidades da região.
O atendimento na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal está previsto para começar no dia 1º de dezembro. As gestantes que precisarem do serviço vão contar com um médico plantonista (24 horas) e um médico diarista para atendimentos nos períodos da manhã e da tarde. A unidade é composta por dez profissionais especializados, além de equipe multiprofissional formada por enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas, assistente social e psicólogo.
O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Antônio Jorge de Souza Marques, externou sua felicidade em inaugurar a UTI neonatal e lembrou o papel da Mediação Sanitária. “A agenda da Mediação Sanitária foi muito produtiva. Esta oportunidade possibilitou avançarmos muito. Hoje nós temos um Ministério Público que conhece o Sistema Único de Saúde. O empenho dos prefeitos com relação à municipalização da saúde trouxe também grandes avanços”, explicou o Secretário.
O Promotor Público e Coordenador Regional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde da Macrorregião Sanitária Oeste, Ubiratan Domingues, destacou que o Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou destaque no Centro-Oeste. “A Região tem recebido grandes investimentos nos últimos anos. A Mediação Sanitária foi de extrema importância para conhecer a realidade da Saúde da região”, ressaltou o Promotor.
Para o Provedor da Santa Casa de Formiga, Geraldo Magela Antunes Couto, esta inauguração é o esforço de um trabalho em equipe que acredita em uma saúde digna e de qualidade para a População. “Este trabalho que nos faz acreditar em uma saúde melhor e que ofereça uma resposta oportuna na vida das pessoas que utilizam o SUS. O Estado fez a diferença aqui na Santa Casa e nós estamos dando a resposta para a Macrorregião”, pontuou o Provedor.
O Presidente Regional do Conselho de Secretarias de Saúde de Minas Gerais (Cosems/MG) e Secretário de Saúde de Luz, José Márcio Zanardi, reconhece a importância da Santa Casa para a Região Ampliada Oeste. “A resposta às demandas de saúde da Santa Casa de Formiga têm gerado um impacto muito grande na assistência da Macrorregião. O acontece aqui com a entrega destes leitos de UTI neonatal é o que SUS preconiza, oferecendo um acesso público de qualidade para a população”, destacou. “Foram grandes avanços que colocam a agenda do SUS como aquilo que realmente almejamos. Que acreditemos no Sistema. Um SUS mais justo e que gere resultados positivos para a população”, completou o Secretário Antônio Jorge.
O investimento que o Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais, tem feito no Centro-Oeste também foi citado pelo Deputado Federal, Jaime Martins. “O Secretário Antônio Jorge deu uma dinâmica muito grande à SES com muitos investimentos e obras aqui para a nossa região. Temos uma UTI de grande relevância para a nossa população”, comentou o Deputado Federal.
O Secretário Nacional de Atenção à Saúde, Helvécio Magalhães, expos que a inauguração dos 20 leitos de UTI é uma vitória para a assistência da região. “Precisamos da colaboração de todos, gestores, prefeitos e sociedade organizada. Tem muita gente séria querendo uma saúde eficiente em Minas. É em momentos de crise que teremos soluções duradouras”, disse o Secretário Nacional.
Atualmente, em Minas Gerais existem 529 leitos de UTI Neonatal. Até 2014 está previsto a construção de mais 135 unidades. A ampliação dos leitos de UTI neonatal é uma ação da Rede Viva Vida, criada para combater a mortalidade infantil e materna. Entre 2003 e 2011, houve uma redução de 25,6% da taxa de mortalidade infantil em Minas.
Centro Cirúrgico
Após a ampliação, o novo Centro Cirúrgico nomeado de “Dr. Alberico Salazar Neto” irá contar com mais cinco salas para cirurgias de pequeno, médio e grande porte, e uma sala para pós-cirúrgico. Com a obra, o hospital terá um total de nove salas para procedimentos cirúrgicos de alta complexidade.
A construção teve início no final de 2010 e contou com o apoio Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), que investiu R$ 213 mil na ampliação por meio do Programa de Fortalecimento e Melhoria da Qualidade dos Hospitais do Sistema Único de Saúde (Pro Hosp).
Autor: Míria César/Willian Pacheco