Saúde realiza reunião sobre Rede de Urgência Emergência do Centro-Oeste

Crédio: Willian Pacheco

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div), juntamente com o Consórcio da Rede de Urgência e Emergência do Centro- Oeste (Cis-urg), realizou, na quinta-feira (4/2), a primeira reunião do ano com prestadores, secretários Municipais de Saúde, Colegiado de Secretários de Saúde (Cosems-MG) e Corpo de Bombeiros para debater a Rede de Urgência e Emergência na Região Ampliada. O objetivo do encontro foi apresentar o andamento das propostas da SES-MG para o Comitê Gestor da Rede na Região Ampliada Oeste.

Entre os itens discutidos está a solicitação de Unidade de Suporte Avançado com gestores de Bom Despacho e Pará de Minas, cronograma de inauguração, elaboração do Plano Regional da Rede Urgência e Emergência, apresentação da planilha de monitoramento da Central de Regulação, critérios mínimos para encaminhamento aos serviços de referência em urgência e emergência, abertura da sala vermelha no Hospital São João de Deus, abertura de leitos de UTI e apresentação do Plano de Ação da Clínica São Bento Menni. “Os profissionais aprovados no processo seletivo começarão a ser capacitados. Vamos também fazer um esforço para que o Samu possa começar a funcionar na nossa região. Para isso, as bases municipais do Samu devem estar prontas até 15 de março”, ponderou o secretário Executivo do Cis-Urg, José Márcio Zanardi.

A superintendente Regional de Saúde de Divinópolis, Gláucia Sbampato, destacou a importância do monitoramento da rede. “Cabe à Superintendência articular com gestores, prestadores e demais membros a implantação dessa rede junto ao CIS-URG, apresentando informações de como está o encaminhamento dos pacientes da região que necessitam de vagas e qual tem sido a resposta dos hospitais que fazem parte da rede SUS Fácil”, finalizou a superintendente.

Desenho da Rede do Centro-Oeste

As seis microrregiões da Região Oeste contam com sete Unidades Serviço Avançado (USA). Fazem parte das mesmas: médico intervencionista, enfermeiro e condutor socorrista. Além disso, fazem parte da rede 24 Unidades de Serviço Básico (USB) com técnico em enfermagem e condutor socorrista.

Os Hospitais da Região foram classificados de acordo com sua complexidade e função na Rede. A Rede contempla Hospital de Urgência Nível IV, Hospital Geral de Urgência Nível III, Hospital Geral de Urgência Nível II, Hospital de Referência ao Trauma Nível I, Hospital de Referência às Doenças Cardiovasculares Nível I, Hospital de Referência ao Acidente Vascular Cerebral Nível I e Hospital de Urgência Polivalente Nível I.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima