Saúde estadual promove encontro de vigilância sanitária

Crédito: Fábio Marchetto

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) está realizando ao longo desta semana, em Belo Horizonte, o encontro anual da vigilância estadual (Visa) comAgência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e Sindicato das Indústrias de Produtos Farmacêuticos e Químicos para Fins Industriais no Estado de Minas Gerais (Sindusfarq).

O evento, que começou nesta segunda-feira (24/4), é dividido em dois momentos. O primeiro, voltado para equipe técnica da vigilância estadual, acontece nos dias 24, 25 e 28/04, na Cidade Administrativa.

O segundo momento, nos dias 26 e 27/04, ocorre no Ouro Minas Palace Hotel e reúne também os fabricantes de produtos sujeitos ao controle sanitário. As inscrições estão esgotadas. Na ocasião, os fabricantes e os órgãos fiscalizadores vão esclarecer as principais demandas técnicas levantadas pelo setor regulado e os principais pontos de atenção encontrados pela vigilância sanitária durante a rotina de fiscalização nas empresas. O objetivo é contribuir para o aprimoramento de conhecimentos relevantes e a capacitação dos inspetores da Vigilância Sanitária do estado. Além disso, busca-se o alinhamento de conceitos e de ações que possibilitem às empresas cumprirem as boas práticas de fabricação.

“O encontro vem se consolidando como uma importante ferramenta de integração entre os entes do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária e o parque tecnológico e fabril mineiro. Temos buscado alinhar as estratégias para as premissas comuns entre os organizadores, tais como a qualidade, segurança e eficácia de produtos utilizados na prevenção, promoção e recuperação da saúde da população”, disse o diretor de Vigilância Sanitária em Medicamentos e Congêneres da SES-MG, Alessandro de Souza Melo.

Em Minas Gerais, atualmente, estão regularizadas 32 indústrias farmacêuticas, três indústrias de insumos farmacêuticos ativos, 21 fabricantes de gases medicinais, além de dois fabricantes de insumos farmacêuticos excipientes.

Palestras

No primeiro dia de encontro, os participantes ouviram, na parte da manhã, o especialista em Regulação e Vigilância Sanitária da Anvisa, Alexandre Modesto, que falou sobre a metodologia analítica de cosméticos e saneantes. “A compreensão das etapas de validação analítica de cosméticos é muito importante para o desenvolvimento dos trabalhos de vigilância e para garantir a qualidade dos produtos”, afirmou Modesto, que apresentou ainda a legislação e os parâmetros de validação da área.

Na parte da tarde, Ethel Cardoso Freitas, especialista da Anvisa, falou aos participantes sobre a produção de cosméticos e o controle em processos de riscos.

Autor: Jornalismo SES-MG

Rolar para cima