Saúde dos Privados de Liberdade, Saúde do Idoso e Saúde Bucal são discutidas com municípios para enfrentamento da COVID- 19

Crédito: Divulgação

Para o contínuo enfrentamento da COVID-19, a Regional de Saúde de Belo Horizonte (SRS-BH) realiza semanalmente, desde o dia 22 de maio, videoconferências com os 39 municípios que compõem a regional de saúde.

A Coordenadoria de Atenção à Saúde apresentou um compilado de documentos e notas técnicas e discutiu os principais pontos referentes às recomendações para a atuação dos profissionais na Atenção Primária a Saúde. O Protocolo de Manejo Clínico do Ministério da Saúde e o Guia Orientador da Atenção Primária à Saúde de Minas Gerais para Enfrentamento à Pandemia da Covid-19 são sempre assuntos abordados que auxiliam os trabalhos dos profissionais de saúde dos municípios.

Reuniões virtuais sobre a Covid-19, no que diz respeito a articulação com os municípios que possuem pessoas privadas de liberdade, também foram realizadas com a presença de membros da Secretaria de Segurança Estadual e nível central da SES-MG. Na ocasião foi reforçado a pactuação no que diz respeito aos fluxos de testagem para a doença nestas instituições. A Regional possui 18 municípios com instituições para privados de liberdade ou sistema socioeducativo.

Neste momento de pandemia, a saúde do idoso é outro ponto importante que vem sendo discutido e abordado já que o público faz parte do grupo de risco e tem alta taxa de mortalidade pelo novo coronavírus. Pessoas portadoras de doenças crônicas como hipertensão e diabetes também fazem parte deste grupo, cujos protocolos referentes ao atendimento, devido a pandemia, também estão sendo discutidos e reforçados. A última reunião sobre o assunto contou com a participação do gerente de Atenção Primária da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), Fabiano Guimarães. 

Foi realizada também uma videoconferência com os coordenadores de Saúde Bucal para discussão da nova perspectiva de atuação e desafios da profissão durante e pós pandemia. Até o momento, a recomendação para os municípios é que as consultas eletivas continuem suspensas e que somente casos inadiáveis sejam atendidos. Outras pautas como a promoção à saúde em tempos de pandemia com a troca de informações entre os municípios também estão sendo realizadas. 

A assessora da Coordenação de Atenção à Saúde da SRS-BH, Mariana Dayrell, agradeceu a participação e o empenho dos municípios para o enfrentamento à Covid 19. “Percebe-se que os esforços têm alto impacto na disseminação e controle do vírus e continuidade do cuidado dos usuários do sistema de saúde. As reuniões são sempre oportunidades de trocar informações, de interação com os municípios e de fortalecimento do trabalho realizado para que juntos possamos enfrentar de forma mais adequada o momento de pandemia”, afirmou.

Autor: Alessandra Maximiano

Rolar para cima