Saúde capacita profissionais para erradicação da Hanseníase no centro-Oeste

Imagem

Nos dias 14 e 15 de março foi realizada, no auditório da Superintendência Regional de Saúde de Divinópolis (SRS-Div), a aula inaugural do Curso de extensão “Capacitação em Ações de Eliminação da Hanseníase em Minas Gerais”. O curso é uma parceria da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais com a Universidade Federal de Minas Gerais e está dividido em dois módulos: o presencial, ocorrido nos dias de encontro na SRS-Div, com carga horária de 16 horas, e o curso a distância, com 30 horas. 

Os municípios de Pará de Minas, Formiga, Bambuí, Dores do Indaiá, Nova Serrana, Divinópolis, Campo Belo e Bom Despacho participarão do curso. O objetivo é capacitar profissionais de saúde da atenção primária para o fortalecimento das ações de vigilância em saúde, para atenção em hanseníase no âmbito do Sistema Único de Saúde. A capacitação é voltada para as equipes da atenção primária à saúde e aos profissionais das áreas de enfermagem, medicina, fisioterapia e terapia ocupacional. No primeiro módulo, os participantes tiveram contato com as partes expositiva e prática. 

Para a coordenadora Estadual de Dermatologia Sanitária, Maria do Carmo Rodrigues Miranda, o diagnóstico tardio e a transmissão ativa da hanseníase são as principais dificuldades enfrentadas para eliminação da doença. “É preciso fazer o tratamento adequado e acompanhar o paciente até o fim. Isso passa também por uma abordagem adequada no primeiro atendimento, feita próprio enfermeiro, que deve procurar saber a história clínica, fazer o exame físico, além de acolhê-lo após a confirmação diagnóstica”, esclareceu. 

Nos dois dias de encontro, foram abordados temas como: situação epidemiológica da hanseníase na região centro-Oeste, aspectos clínicos e de classificação, diagnóstico clínico e exames auxiliares, diagnóstico diferencial e tratamento padrão (PQT – poliquimioterapia), reações adversas, avaliação neurológica simplificada, surtos reacionais, neurites e tratamento, prevenção de incapacidades físicas em hanseníase, acompanhamento dos casos e controle de contatos domiciliares, sistema de informação, estudo de casos, além de uma apresentação de como será a dinâmica do módulo de ensino a distância. 

 

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima