Santo Antônio do Monte comemora dia Internacional das Mulheres

Imagem

Na última sexta-feira, 08 de março, dia Internacional da Mulher, o Centro Integrado Viva Vida/Hiperdia de Santo Antônio do Monte, no Centro-Oeste de Minas, realizou diversas atividades entre palestras, oficinas e Fórum de discussão.
Durante todo o dia, as mulheres que passaram pelo CVVRS/Hiperdia puderam participar de rodas de conversa que abordaram temas como “Pré-Natal de Alto Risco de cuidados especiais”, “Aleitamento materno, palestras sobre o  “Desenvolvimento motor do Bebê”, “Prevenção ao Câncer de mama”, além de concorrerem a brindes.
O prefeito de Santo Antônio do Monte, Wilmar de Oliveira, destacou a importância de se prestar uma atenção de qualidade para as mulheres desta região e que a Atenção Primária precisa ser fortalecida. “É uma satisfação poder comemorar o dia internacional da mulher. O Programa de Saúde da família tem condições de resolver 85% das situações de saúde. Espero que exercitemos uma discussão para prestar uma atenção de qualidade para as mulheres desta região que tem tantos problemas assistenciais. A parte mais sublime é a prevenção”, pontuou o prefeito. “Esta integração com o Centro é essencial. É a busca pela prevenção e valorização do usuário”, acrescentou a Secretária Municipal de Saúde, Raquel Fátima Teixeira.
Para quem esteve no Centro, a iniciativa foi muito proveitosa. “Estou mostrando o meu trabalho e  teve a muita brincadeira”, elogiou a artesã, Adriana Gonçalves Pio que também ministrada a oficina  tela e tecidos. “Está muito organizado a comemoração do dia internacional da mulher. Eu aprendi muito com as palestras”, pontuou a moradora de Lagoa da Prata, Margarida da Silva Lacerda que estava no Centro para realizar o exame de mamografia. 

Comitê em Defesa da Vida

Para os profissionais  de saúde  dos 13 municípios  da Região Sanitária de Divinópolis/ Santo Antônio do Monte foi realizado o I Fórum de Discussão para a criação dos Comitês em Defesa da Vida.
O objetivo dos Comitês é envolver representantes da sociedade Civil, instituições de ensino, empresas e as outras secretarias municipais para desenvolver ações de mobilização social voltadas para a saúde da mulher e da Criança. “ Estes comitês irão promover ações para melhorar a qualidade de vida deste público. É um espaço para compartilhar informações, trocar experiências e construir ações conjuntas”, destacou a Coordenadora do Setor de Assistência Social, Karina Fátima de Faria.
A Coordenadora do Centro Integrado Viva Vida/ Hiperdia, Priscila Rabelo, reforçou que é preciso empenho de todos profissionais de saúde  e parceiros  para reduzir a taxa de mortalidade infantil e materna em Minas. “A nossa taxa de mortalidade ainda é muito alta. O Estado está investindo na assistência para controlar este problema, como é o caso do projeto Mães de Minas, que acompanha de perto as mães e bebês de até um ano de idade. Basta a mãe se cadastrar pelo o call Center 155”, finalizou a Coordenada.

Autor: Willian Pacheco

Rolar para cima