Até a próxima quarta-feira, 30/04, vinte agentes de endemias da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) estarão no município de Santa Vitória, Triângulo Mineiro, atuando juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde para intensificar as ações de combate à dengue.
Segundo o coordenador municipal de Vigilância em Saúde, Renato Cali, os agentes de campo estão encontrando nas residências diversos tipos de recipientes que acumulam água. “Os focos vão além dos recicláveis, que é o caso dos vasos sanitários inutilizados, bebedouro de animais, caixas d´água no chão, latões, lonas, baldes e calhas”, exemplificou o coordenador.
Um dos eixos da luta contra a dengue é a mobilização social, que em Santa Vitória foi reforçada por meio do Núcleo Estadual e Municipal de Mobilização Social em Dengue através de visitas às escolas, igrejas e comércio local, além das capacitações de mobilizadores sociais, e atividades como o Dengue Móvel, Dengômetro e Minha Cidade Sem Dengue.
Sandra Barbosa, Secretária Municipal de Saúde de Santa Vitória, destacou a importância do apoio estadual nas de ações de combate à dengue, uma vez que o município já recebeu a Força Tarefa em 2012. “Estamos em um período crítico da doença, e por meio das atividades de campo e da retirada do material inservível de dentro das casas estimulará a população a auxiliar o poder público nas ações de combate à dengue”.
No dia 25 de abril, sexta-feira, o Dengômetro e o Dengue Móvel estava na praça Marcos Etelvino de Medeiros, em frente à Escola Municipal Tancredo Neves. O Dengômetro é um espaço interativo que presta informações e distribui material gráfico sobre a doença para a população e o Dengue Móvel troca materiais recicláveis (garrafas pet, latas e pneus) por kit de higiene bucal. Devido à proximidade do local do evento com a escola, houve uma intensa participação da comunidade escolar.
No segundo dia, sábado, 26/04, as atividades do Dengômetro, Dengue Móvel e Minha Cidade Sem Dengue ocorreram em frente à Unidade Básica de Saúde Doutor José Carlos, no bairro Vila Rica. Em parceria com as Secretarias Municipais de Educação, Meio Ambiente, Esportes e Desenvolvimento Social houve a apresentação musical de dupla sertaneja, capoeira, vacinação contra a gripe, aferição de pressão, corte de cabelo, serviços de manicure, distribuição de mudas, cama elástica e pipoca.
Ao todo foram trocados 170 pneus, 2269 garrafas pets e 7204 latas por mais de mil kits de higiene bucal. Todo o material será destinado para reciclagem, inclusive uma empresa local fabricará vassouras a partir das garrafas pets.
Autor: Lílian Cunha