SAMU Triângulo do Norte amplia frota com duas ambulâncias de suporte avançado

Imagem

Há quatro meses, o SAMU-192 (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência)  do Triângulo do Norte está com mais duas Unidades de Suporte Avançado (USA) em operação, sendo uma em Monte Carmelo e outra em Monte Alegre de Minas. Estas ambulâncias contam com condutor, médico e enfermeiro, 24 horas por dia, 7 dias por semana, para atendimento de casos de emergência, quando há necessidade de intervenção médica imediata. Até 13 de junho, as duas ambulâncias fizeram 396 atendimentos.

Atendimentos USA Monte Carmelo e Monte Alegre de Minas - Imagem: Lilian Cunha

Os veículos foram adquiridos pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e houve um acréscimo da contrapartida estadual na ordem de R$ 315 mil mensais para o custeio das novas unidades. Atualmente, por mês, o Governo de Minas repassa ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde da Rede de Urgência e Emergência da Macrorregião do Triângulo do Norte (CIS TRI), que administra o SAMU 192 da região, R$ 1.906.172,71 para o custeio.

Quando entrou em operação há quase quatro anos, o SAMU 192 Triângulo do Norte contava com apenas três USAs, sendo uma em Araguari, outra em Ituiutaba e a terceira em Patrocínio. Agora a frota é composta por cinco USAs, que otimiza a distribuição territorial para um atendimento mais rápido, e dezoito  Unidades de Suporte Básico (USB), ambulâncias que são utilizadas em casos de urgência, quando é preciso o pronto atendimento, mas não há risco de morte iminente, e conta com o condutor e um técnico de enfermagem. São mais de 600 mil pessoas beneficiadas em 26 municípios da região.

Marcelo José Pires Ferreira, superintendente regional de saúde de Uberlândia, explica a importância do SAMU 192 para o Triângulo do Norte, a parceria com o Corpo de Bombeiros e o benefício para a população. “O aumento de três para cinco USAs, qualifica ainda mais a Rede de Urgência e Emergência da nossa macrorregião de Saúde. Durante o período mais crítico da pandemia, o SAMU demonstrou sua capacidade de atendimento e organização, incluindo a articulação com o Corpo de Bombeiros e os transportes aéreos realizados nesta ocasião”, disse o superintendente.

 

Quando chamar o SAMU 192

O cidadão deve acionar o SAMU ligando no número 192 na ocorrência dos seguintes casos: problemas cardio-respiratório; intoxicação e envenenamento; queimaduras graves; trabalho de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto; crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito; acidentes com vítimas; afogamentos; choque elétrico; suspeita de infarto ou AVC (alteração na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio labial são os sintomas mais comuns); agressão por arma de fogo ou arma branca; soterramento ou desabamento; crises convulsivas; outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

 

Quando não chamar o SAMU 192

Febre prolongada; dores crônicas; vômito e diarreia; levar pacientes para consulta médica ou para realizar exames; transporte de óbito; transferência sem regulação médica prévia; corte com pouco sangramento; entorses; cólicas renais; e todas as situações onde não se caracterize urgência ou emergência médica.

 

Contato do SAMU 192 Triângulo do Norte

A população da região que necessitar do SAMU, com exceção do município de Uberlândia (que faz a própria gestão do serviço), terá a ligação do 192 direcionada para a Central de Regulação, em que as informações serão apuradas pela equipe que orienta e articula o atendimento. Há também o atendimento pelo Aplicativo 192 Fácil, que pode ser baixado para aparelhos iOS e Android.

iOS/Apple Store

https://apps.apple.com/br/app/192-f%C3%A1cil/id1501340705

Android/Play Store

https://play.google.com/store/apps/details?id=com.samu.x_192facil&hl=pt_BR

Autor: Lilian Cunha

Rolar para cima